Sergipe lidera segurança no Nordeste com queda histórica de 72% na taxa de homicídios desde 2016, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
Reforçando sua posição como o estado mais seguro da Região Nordeste,Sergipe apresentou uma redução impressionante de 72% na taxa de homicídios por 100 mil habitantes entre 2016 e 2024, de acordo com oAnuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado nesta quinta-feira, 24, pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
Segundo o levantamento oficial, a taxa em 2016 era de57,6 homicídios por 100 mil habitantes. Em 2023, esse número caiu para 19, e no ano passado (2024), chegou a15,1 mortes por 100 mil habitantes— amenor taxa entre todos os estados do Nordeste. Esse resultado coloca Sergipeà frente da meta do Plano Nacional de Segurança Pública, que previa alcançar, até 2030, uma taxa de até 16 homicídios por 100 mil.
Para o diretor do Departamento de Crimes Contra a Vida (Ceacrim),Sidney Teles, os dados refletem um trabalho consistente e transparente. “Esses dados conferem. O anuário é feito com base nas informações fornecidas pelas secretarias estaduais e comprova aquilo que divulgamos mês a mês: a consolidação de uma redução expressiva nas mortes violentas intencionais”, comentou.
O contraste com anos anteriores é significativo. Em 2016,Sergipe era considerado o estado mais violento do Brasil, com uma taxa superior a 70 mortes por 100 mil habitantes. “O estado e a capital, Aracaju, lideravam os rankings nacionais de violência. Hoje, ocupamos a 14ª posição entre os estados e Aracaju está em 19º lugar entre as capitais”, lembrou Sidney.
O secretário da Segurança Pública de Sergipe,João Eloy de Menezes, atribui esse avanço àintegração entre as polícias Civil, Militar e Científica, que vêm atuando de forma conjunta e eficaz. “O trabalho em equipe tem garantido respostas mais rápidas, provas técnicas consistentes e ações preventivas com base em inteligência policial”, explicou.
Ainda segundo Eloy, a atuação estratégica tem sido essencial para interromper ciclos de violência. “A inteligência tem nos permitido identificar autores de crimes com rapidez, efetuar prisões qualificadas e impedir novas ocorrências. Esse esforço diário está diretamente relacionado à queda nos índices de homicídios”, concluiu.
Os dados completos do Anuário podem ser acessados no site oficial do Fórum Brasileiro de Segurança Pública:https://forumseguranca.org.br/anuario/
A marcaImprensa 24hreforça seu compromisso em trazer informações confiáveis e atualizadas sobre os principais avanços na segurança pública em Sergipe e no Brasil.