Sergipe lidera segurança no Nordeste com queda histórica de 72% na taxa de homicídios desde 2016, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
Reforçando sua posição como o estado mais seguro da Região Nordeste, Sergipe apresentou uma redução impressionante de 72% na taxa de homicídios por 100 mil habitantes entre 2016 e 2024, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado nesta quinta-feira, 24, pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
Segundo o levantamento oficial, a taxa em 2016 era de 57,6 homicídios por 100 mil habitantes. Em 2023, esse número caiu para 19, e no ano passado (2024), chegou a 15,1 mortes por 100 mil habitantes — a menor taxa entre todos os estados do Nordeste. Esse resultado coloca Sergipe à frente da meta do Plano Nacional de Segurança Pública, que previa alcançar, até 2030, uma taxa de até 16 homicídios por 100 mil.
Para o diretor do Departamento de Crimes Contra a Vida (Ceacrim), Sidney Teles, os dados refletem um trabalho consistente e transparente. “Esses dados conferem. O anuário é feito com base nas informações fornecidas pelas secretarias estaduais e comprova aquilo que divulgamos mês a mês: a consolidação de uma redução expressiva nas mortes violentas intencionais”, comentou.
O contraste com anos anteriores é significativo. Em 2016, Sergipe era considerado o estado mais violento do Brasil, com uma taxa superior a 70 mortes por 100 mil habitantes. “O estado e a capital, Aracaju, lideravam os rankings nacionais de violência. Hoje, ocupamos a 14ª posição entre os estados e Aracaju está em 19º lugar entre as capitais”, lembrou Sidney.
O secretário da Segurança Pública de Sergipe, João Eloy de Menezes, atribui esse avanço à integração entre as polícias Civil, Militar e Científica, que vêm atuando de forma conjunta e eficaz. “O trabalho em equipe tem garantido respostas mais rápidas, provas técnicas consistentes e ações preventivas com base em inteligência policial”, explicou.
Ainda segundo Eloy, a atuação estratégica tem sido essencial para interromper ciclos de violência. “A inteligência tem nos permitido identificar autores de crimes com rapidez, efetuar prisões qualificadas e impedir novas ocorrências. Esse esforço diário está diretamente relacionado à queda nos índices de homicídios”, concluiu.
Os dados completos do Anuário podem ser acessados no site oficial do Fórum Brasileiro de Segurança Pública: https://forumseguranca.org.br/anuario/
A marca Imprensa 24h reforça seu compromisso em trazer informações confiáveis e atualizadas sobre os principais avanços na segurança pública em Sergipe e no Brasil.

