Ueliton Santos Primo, doutor em psicologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), é um dos finalistas do Prêmio Ciência pela Primeira Infância, promovido pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI). O pesquisador se destacou com o estudo “Como conversar com as crianças sobre raça e racismo: Experiências de famílias brasileiras”.
Criado em 2022 com parceria técnica da ponteAponte, o Prêmio Ciência pela Primeira Infância visa reconhecer estudos que abordam a diversidade e pluralidade das experiências infantis no Brasil e sejam capazes de identificar e propor soluções para mitigar as disparidades enfrentadas por crianças de até 6 anos.
No total, 15 pesquisas foram selecionadas como finalistas. Nas próximas semanas, eles vão passar por um processo de imersão em comunicação com a Agência Bori, que apoia a cobertura da imprensa à luz de evidências científicas. O NCPI definirá até cinco vencedores na categoria doutorado e até dois vencedores na categoria mestrado. Os ganhadores serão anunciados no dia 23 de outubro.
Sobre o Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI)
Criado em 2011, o NCPI é uma coalizão que produz e dissemina conteúdo científico sobre o desenvolvimento na primeira infância. Seu objetivo é sensibilizar, mobilizar e capacitar lideranças para fortalecer e qualificar programas e políticas públicas direcionadas ao enfrentamento das desigualdades que afetam crianças brasileiras de até 6 anos. O NCPI é composto, atualmente, por cinco organizações: Fundação Van Leer, David Rockefeller Center for Latin American Studies da Universidade de Harvard, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Insper e Porticus.
Informações para a imprensa sobre Núcleo Ciência Pela Infância