O Síntese, sindicato que representa os professores e professoras da rede pública estadual de Sergipe, realiza nos dias 09 e 10 de maio uma paralisação com vigília em frente à Assembleia Legislativa do Estado (ALESE). O objetivo da garantia é exigir respeito, dignidade e valorização para a carreira docente em Sergipe.
O movimento grevista havia sido suspenso após uma determinação judicial decretar ilegalidade na semana passada e afeta 156 mil alunos, que ficarão sem aulas.
Com o slogan “Juntos pela retomada da carreira já!”, a Síntese alerta para a importância da valorização da educação no estado e afirma que sem ela, Sergipe não tem futuro. A paralisação tem como foco principal a reclamação pelo cumprimento do piso salarial nacional dos professores, além de melhorias nas condições de trabalho e realização de concursos públicos para a categoria.
A vigília em frente à ALESE será uma forma de pressionar os parlamentares a se comprometerem com a pauta da educação e apoiarem as demandas dos professores e professoras. A Síntese reforça que a vivência será vivida e respeitosa, mas enfatiza que a luta pela valorização da educação é uma prioridade para a categoria.


