“Os sinistros ocorrem como consequência de diversos fatores mas, principalmente, dos que são ligados ao comportamento. Na campanha deste ano, apresentamos à sociedade várias simulações de sinistros impactantes, proferimos palestras, fizemos ações e blitz educativas, chamando a atenção da população para a necessidade de uma mudança de comportamento para que o trânsito se torne um espaço mais seguro. Este ano, na capital, registramos 37 óbitos, envolvendo, principalmente, motociclistas e pedestres. É preciso mais conscientização e condutas responsáveis no trânsito para reduzirmos esse número”, afirma.
O motoboy Antônio dos Santos se sentiu presenteado com a abordagem feita pelas equipes da SMTT. “Me comporto bem no trânsito, com muito cuidado e atenção. As campanhas educativas estão aprovadas e são importantes para quem não usa o trânsito de forma correta. Esses maus condutores devem ter as estatísticas como exemplo, e evitar a irresponsabilidade no trânsito”, disse.
O policial militar Domingos Silveira, também considera iniciativas como essas da SMTT válidas. “Servem para evitar sinistros de trânsito e melhorar a forma como usamos as vias públicas”, declara.
Dados preocupantes
Ainda de acordo com dados parciais da SMTT de Aracaju, este ano já foram registrados 2.528 sinistros de trânsito, sendo 1.731 sem vítimas e 763 com vítimas não fatais.
“A maioria dos sinistros poderia ser evitado se houvesse mais respeito às leis e sinalizações, e boas condutas no trânsito. É questão de conscientização. A SMTT realiza diariamente ações educativas para alertar, sensibilizar e conscientizar a sociedade de que um comportamento correto no trânsito salva vidas”, ressalta o diretor de Trânsito da SMTT, Thiago Alcântara.
Parcerias