A Secretaria da Segurança Pública (SSP) reativou o Programa de Informação e Conscientização Sobre Drogas, iniciativa que já existe há mais de 20 anos. A reativação do programa, que abrange palestras e conversas com crianças e adolescentes sobre os perigos que as drogas oferecem aos jovens, ocorreu neste mês de abril de 2023.
O agente de polícia e coordenador do projeto, Givaldo Nascimento, explicou que o projeto, que havia sido suspenso em decorrência da pandemia, atua conscientizando os jovens em escolas, comunidades, projetos sociais e igrejas. “O objetivo é evitar que os jovens se envolvam com as drogas”, reforçou.
E, nessas ações, Givaldo Nascimento já ouviu depoimentos que asseguraram a importância da realização do programa. “O depoimento de um jovem que disse que já vinha usando droga e que, depois da palestra, abandonou o vício, mostrando que esse trabalho de prevenir e conscientizar é de suma importância em nossos dias”, narrou.
A ação mais recente do Programa de Informação e Conscientização Sobre Drogas ocorreu no último dia 3 de abril, no Colégio Estadual Armindo Guaraná, no bairro Rosa Elze, em São Cristóvão. Ainda no mês de abril novas ações de conscientização com os jovens serão realizadas pelo projeto.
As instituições interessadas em levar o projeto para suas respectivas comunidades podem entrar em contato com o Programa de Informação e Conscientização Sobre Drogas por meio dos telefones (79) 3249-7575 ou 3249-7550. Há ainda o email do coordenador que é o givaldo.nascimento@pc.se.gov.br .
A base do projeto está localizada no Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e conta com o apoio do secretário da segurança pública, João Eloy de Meneses, e do diretor do Cope, delegado Dernival Eloi.