No próximo domingo, 17 de março, a capital sergipana vai completar 169 anos mas com poucos motivos para comemorar quando o assunto é turismo. O trade necessita de incentivo e apoio para expandir.
O jovem Thiago da Sucesso que atua no trade há mais de 10 anos, demonstra preocupação e pede melhorias no setor. “O turismo merece ser debatido com respeito porque é de extrema importância para os avanços da economia, lazer e geração de emprego e renda. Infelizmente temos poucos motivos para comemorar e precisamos fortalecer esta representatividade que sempre foi insuficiente, pela defesa e cobranças pelo setor”, disse Thiago.
Thiago da Sucesso listou as principais carências e necessidades do trade, são elas:
– Falta de infraestrutura turística
– Calendário de eventos com divulgação antecipada. (inadmissível divulgar a programação de aniversário faltando praticamente 10 dias para o aniversário da capital). Cadê a programação do Forró caju?Serão quantos dias e quais atrações?
– Turismo Pedagógico
– Participação expressiva e representativa em feiras, congressos e exposições de turismo
– Turismo inclusivo com hiper acessibilidade; sinalizações turísticas, espaços destinados para estacionamentos de transportes de turísticos: ônibus, micro, van…
– Cursos de qualificação e atualização profissional para o trade turístico com ênfase na qualidade de atendimento, cortesia, educação, resolução de contratempos…
– Criação de roteiros personalizados de 3 a 7 dias para divulgação aos turistas e agências de viagens fomentando o destino Aracaju e cidades vizinhas
– Nomeação de Embaixadores do Turismo
– Investimentos em plataformas digitais
– Secretaria de Município de Turismo ser gerida por um Profissional com experiência na área e assessoria técnica qualificada para elaboração de projetos que possibilitem a contratação de convênios e investimentos da iniciativa privada