Pular para o conteúdo
TJSE é destaque nacional no relatório Justiça em Números 2023 por celeridade em processos

TJSE é destaque nacional no relatório Justiça em Números 2023 por celeridade em processos

TJSE anuncia sessão para escolha da lista tríplice para vaga de desembargador
PMA outubro

Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) ganhou destaque nacional no último Relatório Justiça em Números 2023, divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no mês de agosto. As conquistas do TJSE refletem sua eficiência e agilidade na tramitação de processos, consolidando sua posição como um dos tribunais mais eficientes do país.

IPC-Jus de 100%: Eficiência em Todos os Portes

Uma das maiores conquistas do TJSE foi a obtenção de 100% no Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPC-Jus), um indicador que avalia a produtividade e eficiência dos tribunais, comparando sua eficiência otimizada com a aferida em cada unidade judiciária. Isso significa que o TJSE alcançou a máxima eficiência, independentemente do porte do tribunal, tornando-se um exemplo de gestão eficaz.

Menor Tempo de Tramitação dos Processos Baixados

O TJSE também se destacou ao conquistar o terceiro lugar no país no quesito “Tramitação dos Processos Baixados,” com um tempo médio de apenas 1 ano e 2 meses. Em comparação, a média nacional para o ano-base 2022 foi de 2 anos e 7 meses, mais do que o dobro do tempo que o TJSE levou para concluir esses processos. Esse feito ressalta a agilidade do tribunal em dar respostas aos processos judiciais, demonstrando um comprometimento com a celeridade da Justiça.

Rápida Resolução nos Processos de Execução e Conhecimento

De acordo com o Relatório Justiça em Números, o TJSE também se destacou nacionalmente pelo menor tempo de espera “Da inicial até a sentença nas fases de execução e conhecimento, no Primeiro Grau, por tribunal.” Nas fases de Execução, o TJSE registrou um tempo médio de 1 ano e 4 meses, enquanto nas fases de Conhecimento, o tribunal alcançou um tempo médio de 11 meses, empatando com o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP). Em contraste, a média nacional entre os Tribunais de Justiça foi de 3 anos e 10 meses para a fase de Execução e 1 ano e 7 meses para a fase de Conhecimento.

Esses resultados reforçam o compromisso do TJSE com a celeridade processual e a eficiência na entrega de justiça à população sergipana. A atuação do tribunal é um exemplo de como uma gestão eficiente pode impactar positivamente o sistema judicial, tornando-o mais acessível e ágil para todos os cidadãos.

Imprensa24h

Noticias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter