Pular para o conteúdo
Troque lâmpada queimada por LED no Shopping Jardins

Troque lâmpada queimada por LED no Shopping Jardins

Imagem de lâmpada queimada. Foto Pixabay
Ação gratuita acontece nesta sexta-feira e no sábado, 3 e 4 de novembro, das 14h às 18h, na loja Bora Cooperar

Até domingo, 5 de novembro, a Organização das Cooperativas do Estado de Sergipe (Sistema Ocese) estará no Shopping Jardins, em Aracaju (SE), compartilhando informações sobre o cooperativismo – um modelo de negócio competitivo e rentável que tem a gestão coletiva, a sustentabilidade e o foco nas pessoas como alguns diferenciais. Nesta sexta-feira e no sábado, 3 e 4 de novembro, quem visitar a loja Bora Cooperar das 14h às 18h também poderá levar uma lâmpada queimada, incandescente ou fluorescente e trocá-la por uma lâmpada de LED nova. A ação acontece próximo à Praça de Alimentação Arcos.

O serviço gratuito será ofertado pela cooperativa de eletrificação e desenvolvimento rural Cercos, que também explicará sobre o consumo consciente de energia. Fundada em 1971, a cooperativa com sede no povoado Colônia Treze, no município de Lagarto, atua na região Centro-Sul de Sergipe como permissionária do serviço público de distribuição de energia elétrica, conforme regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica. Seus serviços atendem a uma população de aproximadamente 20 mil pessoas.

A loja Bora Cooperar permanece no Shopping Jardins até o dia 5 de novembro e o atendimento ao público acontece, até sábado, das 10h às 22h, e no domingo e no feriado de Finados, das 14h às 20h.

Negócio competitivo e rentável

Segundo a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), existem 4.693 cooperativas no país, que reúnem quase 20,5 milhões de cooperados e geram mais de 524 mil empregos. Em Sergipe, a estimativa é que esse modelo de negócio conte com cerca de 23 mil cooperados.

O cooperativismo está presente em diversos setores da economia e impacta positivamente a vida de toda a população. Para facilitar a representação, as coops são divididas em sete ramos: agropecuário, consumo, crédito, infraestrutura, saúde, transporte e trabalho, produção de bens e serviços.

Saiba por onde começar

Para quem está interessado em empreender unindo produtividade e sustentabilidade, o individual e o coletivo, o desenvolvimento econômico e o social, a superintendente do Sistema Ocese, Shirllane Bispo, destaca que criar uma cooperativa é bem fácil. “Basta reunir um grupo a partir de sete pessoas para atuar no ramo de trabalho ou a partir de 20 pessoas para uma cooperativa dos demais ramos; definir as regras e elaborar um estatuto; formalizar a cooperativa na Junta Comercial e solicitar o registro no Sistema Ocese”, explica.

A Ocese também disponibiliza às cooperativas uma série de cursos, programas de capacitação, materiais didáticos e serviços de consultoria com foco na profissionalização, gestão e aumento da competitividade no mercado.