Descomplicando a Economia com Marcio Rocha
Após pesquisar informações com as operadoras de turismo de maior porte, além das agências de viagens online, identifiquei um dado interessante de acordo com a média de posicionamento das cidades mais procuradas do Brasil no mês de dezembro do ano passado. Aracaju se encontra na décima posição em procura para viagens no Brasil.
Cruzando os dados recebidos por sete operadores de turismo nacionais Aracaju figurou entre a sétima e décima terceira posições no que diz respeito às buscas realizadas pelos turistas, que me levou a concluir que a capital sergipana obteve a décima posição no somatório, colocando Sergipe em uma condição de destaque no cenário do turismo nacional. A pesquisa que realizei refere-se somente ao mês de dezembro do ano de 2022, mas mostra que o consumidor nacional está descobrindo Sergipe de modo a colocar o estado em posição de vanguarda no cenário turístico nacional.
Obviamente, um fator tem sido preponderante no período. Desde 2017 o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, realiza o Natal Iluminado. Evento com duração prolongada e que contém atrativos para os turistas virem conhecer a cidade que pulsa luz por todos os lados, principalmente nas praças centrais de Aracaju, onde mais de 5.5 milhões de lâmpadas transformam as praças Fausto Cardoso, Almirante Barroso e Olímpio Campos, no local de maior frequência do público no período natalino, com uma média de visitação de 12 mil pessoas por noite.
Nas noites em que o espetáculo apoteótico “Um Sonho de Natal” é apresentado, o público ultrapassa as 20 mil pessoas, que vão ocupar as praças para verem o desfile alegórico alusivo ao período natalino. É uma festa que segundo publicações nacionais do segmento do turismo, ser tornou a segunda maior e melhor do período final do ano. E isso é algo que devemos nos orgulhar.
O Natal Iluminado foi meu objeto de estudo para a conclusão do curso de economia, foquei minha atenção na promoção do desenvolvimento econômico através do estudo das atividades comerciais, geração de empregos e elevação do volume de vendas que acontece no período, diante da participação direta do Natal Iluminado como agente indutor da economia, mediante a atratividade de pessoas para o Centro Comercial de Aracaju. Entretanto, falhei ao não estudar a atividade turística. Delimitei demais o tema. Ou seja, vai que penso em um mestrado somente para falar sobre o incentivo do Natal Iluminado para o turismo local?
Certamente, quem visitou Sergipe no período natalino, veio para cá, com a finalidade de conhecer também as belezas de nosso estado, sua gente hospitaleira, acolhedora e muito afável com os turistas. Entretanto, podemos considerar que o efeito do Natal Iluminado no turismo potencializa de forma superlativa nossa amplitude de recepção de visitantes para o mês de dezembro.
Ações para o estímulo ao turismo devem ser fortalecidas para que os resultados se transformem em visitas de pessoas de outros estados à nossa terra. Os recursos que as pessoas deixam nos estabelecimentos locais servem como um propulsor para o crescimento dos negócios e isso deve ser trabalhado com maior profissionalismo. Daí após a reunião recente do governador Fábio Mitidieri com os empresários liderados pelo presidente do Sistema Fecomércio, Marcos Andrade, o meu entendimento sobre suas intenções para o turismo local me animaram bastante para os próximos períodos. E para o governador, o Natal Iluminado é um evento de suma importância para o desenvolvimento da economia comercial, de serviços e turismo de nosso estado. O que nos traz inspirações alvissareiras para o que poderá acontecer neste ano, com o apoio do Governo do Estado ao projeto que preenche a cidade com luz, esperança, alegria, harmonia e que descomplica a economia, trazendo turistas e recursos para os empresários e trabalhadores sergipanos.
Ter o Natal Iluminado como protagonista da indução do turismo sazonal de final de ano para Sergipe é avultadamente valioso para nosso povo e coloca Sergipe de forma definitiva no cenário nacional do turismo, a cadeia produtiva que movimenta mais de 50 atividades econômicas e gera dezenas de milhares de empregos para os sergipanos. Oscilar entre as posições de destaque nas operadoras de turismo nacionais, implica na elevação da responsabilidade de seus realizadores, parceiros e participantes, de fazer cada vez mais e melhor para que o turismo do estado seja beneficiado. O primeiro lugar não está tão distante, e esse posto pode ser alcançado.
Por. Marcio Rocha
Marcio Rocha é jornalista formado pela UNIT, radialista formado pela UFS e economista formado pela Estácio, especialista em jornalismo econômico e empresarial, especialista em Empreendedorismo pela Universitat de Barcelona, MBA em Assessoria Executiva pela Uninter, com experiência de 23 anos na comunicação sergipana, em rádio, impresso, televisão, online e assessoria de imprensa.
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