O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da UFS inicia seu maior ciclo com 41 núcleos em Sergipe. Entenda como essa iniciativa transformará a formação de professores no estado.
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) entra em um novo e grandioso ciclo de 2024 a 2026, com a criação de 41 núcleos de licenciatura distribuídos por todo o estado de Sergipe. Essa expansão não apenas simboliza números impressionantes, mas também reflete um compromisso contínuo com o desenvolvimento docente e a melhoria da educação básica no Brasil.
O pró-reitor de Graduação da UFS, Dilton Maynard, destacou que, neste novo ciclo, a UFS alcançou o título de maior programa de formação de professores do Nordeste e o segundo maior do Brasil. “O Pibid cumpre um papel fundamental na formação do futuro professor porque permite uma aproximação antecipada da realidade escolar. Todos os envolvidos ganham: docentes, alunos e escolas”, afirma Dilton, enfatizando a importância da conexão entre a universidade e as práticas educacionais nas escolas.
Uma das novidades deste ciclo é a participação da professora Cristiane Machado, do Departamento de Letras Estrangeiras, que submeteu um projeto alinhado às diretrizes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Cristiane expressa sua felicidade por ter empatado entre os cinco melhores projetos logo em sua primeira participação. “Busquei atender todas as expectativas do edital da Capes e o número de inscritos já revela a expectativa de participar de um programa que oferece apoio financeiro importante”, comenta.
A distribuição das bolsas neste ano foi estratégica, com 41 núcleos designados à UFS. Cada núcleo conta com uma bolsa para um coordenador de área, três para professores da educação básica e 24 para alunos da UFS. A distribuição leva em conta a classificação feita pela Capes, garantindo que as vagas sejam preenchidas de forma justa e transparente.
O pró-reitor também comentou sobre a possibilidade de que alguns núcleos não sejam implementados caso não atinjam o número mínimo de inscrições. “Esse processo de migração de vagas para núcleos melhor ranqueados é uma prática comum em anos anteriores”, afirma Dilton, ressaltando a necessidade de flexibilidade na execução do programa.
Em meio a esses avanços, surgiram contestações quanto ao Edital Nº 22/2024, que definia os núcleos contemplados. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) pediu a suspensão do edital, mas a Pró-Reitoria de Graduação da UFS reafirmou que as decisões foram tomadas com base em critérios claros e já estabelecidos. O professor André Luís, coordenador do Pibid, alertou que a suspensão poderia atrasar a implementação dos núcleos, que devem ser ativados em dezembro.
A professora Cristiane também expressou apoio ao processo seletivo, ressaltando que ele oferece oportunidades para áreas que há muito não eram contempladas. “É um programa importante que ajuda a inserir futuros educadores no espaço da docência”, afirma.
A estudante Ana Caroline Azevedo, do curso de licenciatura em Geografia, também se inscreveu no Pibid e destaca o valor da prática na formação docente. “O Pibid é uma porta de entrada para novas experiências na educação básica”, diz ela, reforçando a relevância do programa para o desenvolvimento de metodologias inovadoras.
Para este ciclo, foram ofertadas 984 vagas para estudantes da UFS e 123 para professores supervisores. Os valores das bolsas, que variam de R$ 700 para discentes a R$ 2.000 para coordenadores, representam um suporte essencial para a comunidade acadêmica, viabilizando a permanência dos alunos na universidade e promovendo um ambiente de aprendizado mais rico.
Este novo ciclo do Pibid representa uma esperança renovada para a educação em Sergipe, promovendo a formação de professores qualificados e a melhoria da educação básica.
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