O evento reuniu 83 alunos da nova turma do curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit) na última sexta-feira, 3.
A entrega do primeiro jaleco é um momento marcante para os alunos de Medicina. E para tornar esse momento ainda mais especial, no início de cada semestre, a Universidade Tiradentes (Unit) convida os estudantes, juntamente com os seus padrinhos, para participarem da tradicional Noite do Jaleco. Este ano, o evento reuniu 83 novos alunos para participarem da festividade que aconteceu na última sexta-feira, 3, no campus Farolândia.
Para os estudantes dos cursos da área da saúde, o Jaleco é muito mais que um Equipamento de Proteção Individual (EPI). Para os profissionais de saúde a peça vai muito além de uma proteção. É uma representação dos ideais de pureza nas ações, na organização, na eficiência e na transparência desses serviços prestados.
A pró-reitora de Graduação, professora Arleide Barreto, destaca a importância de realizar a Noite do Jaleco e porque é um dia que marca a consagração dos esforços dos estudantes até chegar à Universidade. “Oferecemos a vocês um time de professores competentes e comprometidos com a aprendizagem. São profissionais excepcionais que querem fazer de vocês profissionais brilhantes e realizados. A Unit investe constantemente em ambientes de aprendizagem, com equipamentos de ponta, simuladores robóticos, peças naturais e prática de realidade com pacientes que acontece desde a primeira etapa. Também oferece programas de internacionalização que permite abrir espaços onde existem cenários importantes para a sua formação”, destaca.
Para a coordenadora do curso de Medicina, Lis Campos, é sempre uma alegria receber mais uma turma de alunos. “É inspirador bom olhar os rostinhos tão ansiosos por estarem começando a vida acadêmica na Medicina. Acompanhar vocês se desenvolvendo ao longo dos anos, ver vocês amadurecer profissionalmente e pessoalmente é muito gratificante. Nós ficamos muito felizes em dar todo o suporte necessário para os alunos, não só no que foi estritamente acadêmico, mas tudo que vocês precisarem porque entendemos que a educação é feita de afeto, exemplo, incentivo e academicismo. E a Unit oferece toda estrutura para uma vida acadêmica saudável”, ressalta.
O diretor técnico do Hospital de Cirurgia, doutor Rilton Morais, incentivou os estudantes a aproveitarem a nova experiência. “Vocês alunos estão experimentando hoje uma sensação de excitação, de alegria, de descoberta do novo, porque eu também passei por isso. Aos 17 anos, eu estava onde vocês estão. E hoje, 31 anos depois, tenho um filho que entrou em uma faculdade, então também sei como os pais estão se sentindo hoje. É a realização de um sonho. Sabemos o sacrifício que cada um fez pra estar hoje aqui. E essa Noite do Jaleco é apenas o início de uma grande jornada. Aproveitem cada dia, desde os dias de estudos até os dias que iram atuar como profissionais”, frisa.
A caloura, Maria Luiza Gomes, estava muito emocionada durante a cerimônia. “Eu tô muito feliz! Foi uma jornada muito difícil até chegar aqui. Não foi nada fácil. Já vi há alguns anos que eu estava prestando o vestibular do Enem, aí eu fiz pela primeira o Vestibular de Medicina da Unit, mas sem a pretensão de entrar. E não passei, Então decidi me comprometer e estudar, me preparei melhor e passei. É a realização de um sonho”, afirma.
Asscom Unit