Em um anúncio, o Ministério da Saúde do Brasil revelou que a vacina contra a Covid-19 será incorporada ao calendário de vacinação infantil a partir de 2024. Isso significa que crianças com idade entre 6 meses e 5 anos passarão a receber a imunização contra o coronavírus de forma regular.
Essa importante decisão foi comunicada durante uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira pela Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel. Segundo a secretária, essa mudança reflete as atuais diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e visa aprimorar a resposta do Brasil à pandemia.
Uma das principais revelações feitas por Ethel Maciel é que a vacina contra a Covid-19 será remodelada anualmente, seguindo um modelo semelhante ao imunizante contra a Influenza. Isso se deve à capacidade do vírus de sofrer mutações, tornando necessário ajustar a vacina para abranger as variantes mais recentes.
Essa iniciativa visa proteger grupos de alto risco, incluindo idosos, gestantes, profissionais de saúde e pessoas com deficiência permanente, além das crianças. De acordo com a secretária, a Covid-19 continua sendo uma preocupação prioritária para o Ministério da Saúde devido ao número diário de óbitos no Brasil.
A partir de 2024, a campanha anual de vacinação contra a Covid-19 será ampliada para incluir os seguintes grupos prioritários:
- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos
- Idosos
- Pessoas imunocomprometidas
- Gestantes e puérperas
- Trabalhadores da saúde
- Pessoas com comorbidades
- Indígenas, ribeirinhos e quilombolas
- Pessoas que vivem em instituições de longa permanência e seus trabalhadores
- Pessoas com deficiência permanente
- Pessoas privadas de liberdade maiores de 18 anos
- Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas
- Funcionários do sistema de privação de liberdade
- Pessoas em situação de rua
Reprodução autorizada mediante a divulgação da Fonte:https://imprensa24h.com.br