O verão chegou com força total no estado de Sergipe, prometendo três meses de variações intensas na climatologia. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) alerta para o aumento das temperaturas, que devem oscilar entre 35ºC e 38ºC ao longo da estação, acompanhadas por chuvas em menor escala.
Segundo o gerente de Meteorologia e Mudança Climática da Semac, Overland Amaral, as atuais medições indicam uma elevação significativa das temperaturas. “No agreste e alto sertão, por exemplo, já registramos temperaturas de 36ºC, podendo atingir picos de 38ºC durante o verão. Nas demais regiões, as máximas devem variar de 32ºC a 34ºC”, destacou.
As chuvas de verão, marcantes nesse período, têm uma explicação técnica, conforme explicou o meteorologista Overland Amaral: “A estação está começando com uma circulação atmosférica propícia a instabilidades convectivas, decorrentes do vórtice ciclônico de alto nível atuando em Sergipe. Assim, teremos um verão quente e com possibilidade de chuvas de trovoadas.”
O verão em Sergipe se estenderá até 0h06 do dia 20 de março de 2024, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o Inmet, durante o verão, no extremo sul do Rio Grande do Sul, nordeste de Roraima e leste da região Nordeste, os volumes totais de chuva geralmente ficam abaixo de 400 milímetros (mm). Em contrapartida, nas regiões Norte e Centro-Oeste, são esperados acumulados entre 700 mm e 1.100 mm.
A reprodução do conteúdo é permitida mediante a divulgação integral do URL https://imprensa24h.com.br/ como fonte. Não são permitidas abreviações ou variações. O não cumprimento desta diretriz poderá resultar em processos legais conforme previsto pela lei.