A atual vereadora e deputada estadual eleita, Linda Brasil (PSOL), esteve presente na posse do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), que ocorreu no último domingo, 1º de janeiro. Um dos momentos mais esperados por toda a população brasileira, após um longo período de retrocessos e violações de direitos humanos empreendidos pelo ex-presidente.
A solenidade foi marcada pela presença massiva de sindicatos, partidos progressistas, movimentos sociais e militantes, mostrando o apoio e com esperança em torno do novo governo que externou o compromisso da reconstrução do país.
Entre os momentos mais emblemáticos, houve a entrega da faixa presidencial por Aline Souza, mulher negra, catadora de papel desde os 14 anos. Subiram a rampa com Aline outras representações, como Francisco, menino negro de 10 anos, Cacique Raoni Matuktire, líder indígena, Ivan Baron, jovem nordestino, Lgbtiqa+ e referência na luta anticapacitista, Jucimara Fausto, cozinheira, Murilo de Quadros, professor de letras e Flávio Pereira, artesão.
Para Linda, essa conquista reflete a luta e a resistência da população brasileira, principalmente daquelas e daqueles que, ao longo da história, têm sido excluídas/os quando se trata do acesso aos direitos e às políticas públicas.
“Hoje marca um dos dias mais felizes de todos os tempos para o Brasil. Foram seis anos de muito sofrimento, perdas, medos e violência. Com a posse de Lula, inicia um novo ciclo de muitas conquistas, avanços e direitos. Continuaremos nessa caminhada com muita coragem, respeito, diversidade, diálogo, amor, felicidade, resistência e luta em prol da justiça social nesse maravilhoso Brasil”, declarou Linda.