Aracaju é anfitriã do 8º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, iniciado nesta quinta-feira, dia 3, e que segue até o próximo sábado, dia 5, no Centro de Convenções localizado na avenida Tancredo Neves. Não foi à toa que a capital foi escolhida por unanimidade para sediar este grande evento, que reúne autoridades sanitárias do país. A beleza da capital, limpeza e organização chamaram a atenção e está sendo confirmada pelos turistas participantes do congresso.
De acordo com a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, Aracaju concorreu com a capital do estado do Tocantins, Palmas. Mas, ao ser apresentado um vídeo com as belezas naturais, os pontos turísticos, a gastronomia e a organização da capital sergipana, não restou dúvidas de que ela deveria ser o local ideal para a realização do evento.
“Levamos a propaganda da capital por meio de um vídeo que tem sido divulgado pela nossa Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo em todos os estados do país e, por unanimidade, Aracaju foi escolhida, por sua organização, pelo seu planejamento, pela limpeza da cidade e pelas comidas típicas”, destaca Waneska.
A coordenadora do hospital Beneficência Portuguesa, localizado em São Paulo, Cinthia Costa, chegou em Aracaju na quarta-feira, 3, para participar do evento, no entanto, pretende estender a viagem para poder aproveitar, também, a cidade.
“Essa é a primeira vez que visito Aracaju e estou adorando. É uma cidade super gostosa, acolhedora e muito bem organizada. Terá a prévia carnavalesca, no final de semana, e estamos vendo a organização da cidade para receber o festejo, assim como o congresso. Vou aproveitar e ficar para conhecer um pouco mais da cidade e do estado de Sergipe”, disse a turista.
Para a assessora técnica da instituição Beneficência Portuguesa, responsável pelo projeto Regionalização do SUS, Ana Emília Gaspar, voltar à Aracaju com a família já está nos planos.
“Também visito Aracaju pela primeira vez, agora, para participar do Congresso, e a primeira impressão é muito boa. Até levantei mais cedo para poder fazer uma caminhada na orla, e achei a cidade maravilhosa. Pretendo voltar para passear. Por enquanto, ficaremos até o domingo para poder aproveitar um pouco a cidade”, garante a paulista.
Marcelo Santos mora no estado vizinho, Alagoas, e conta que nunca havia visitado Aracaju.
“Estou impressionado com a cidade. Participar do congresso está sendo uma excelente oportunidade para conhecer um pouco desta capital que é tão bonita e organizada. O próprio congresso está com uma estrutura excepcional, muito acolhedor o ambiente. Estou muito feliz de estar aqui e pretendo voltar com minha família, aproveitar que estamos bem perto, para desfrutar um pouco mais do lazer desta cidade”, elogia o turista.