Pular para o conteúdo
Ação conjunta combate crimes de maus-tratos a cavalos na Zona Sul de Aracaju

Ação conjunta combate crimes de maus-tratos a cavalos na Zona Sul de Aracaju

Tutores podem perder a guarda desses animais que normalmente são utilizados como veículos de tração

A Delegacia Especial de Proteção Animal e ao Meio Ambiente (Depama), a Polícia Militar e o Centro de Apreensão da Prefeitura de Aracaju deflagraram uma operação de combate aos crimes de maus-tratos praticados contra equinos na Zona Sul de Aracaju. A ação conjunta aconteceu em parceria entre as três instituições e aconteceu na manhã desta sexta-feira (10), no bairro Santa Maria.

A delegada Georlize Teles reforçou que são inúmeras as denúncias de maus-tratos contra os animais. “Nessas denúncias também há os equinos como vítimas, que são utilizados como veículos de tração. Então, decidimos conjuntamente com a Polícia Militar e o Centro de Apreensão da Prefeitura de Aracaju realizar uma operação de combate aos crimes de maus-tratos contra esses animais”, destacou.

Na operação, conforme a delegada, os animais que forem encontrados em situação de maus-tratos serão recolhidos. “E os seus responsáveis serão trazidos à delegacia, onde será lavrado o devido procedimento cabível ao caso. É preciso alertar que maus-tratos a animais é crime. E o que a gente percebe diariamente nas nossas ruas é o abuso com os animais”, reforçou.

Georlize Teles ressaltou que, após  a apreensão, é possível que os animais sejam devolvidos aos tutores, porém há também a possibilidade de perda da guarda. “A lei prevê que quem maltrata o seu animal pode ter a guarda perdida. Então é todo um processo. Alguns desses casos vão para o Poder Judiciário e só a partir daí da decisão judicial é que esses animais podem ou não voltar para os responsáveis”, alertou.

A Polícia Civil ressaltou a importância da denúncia de crimes contra os animais. Informações sobre a prática de maus-tratos, inclusive aqueles cometidos contra equinos, podem ser repassadas à polícia por meio do Disque-Denúncia (181). A Depama também pode ser contactada por meio do telefone (79) 3251-3181 ou pelo WhatsApp (79) 98819-4576.

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter