Pular para o conteúdo
Alese aprova lei que estimula combate ao mosquito da dengue

Alese aprova lei que estimula combate ao mosquito da dengue

Pessoas com deficiência causada pelo zika vírus poderão receber pensão vitalícia e indenização de R$ 50 mil

Neste sábado, dia 18 de novembro, é celebrado o Dia Estadual de Combate à Dengue em Sergipe. A iniciativa, proposta pela Lei nº 8.856/2021, de autoria da então deputada Goretti Reis (PSD), tem como objetivo mobilizar o Poder Público e a população para a realização de ações efetivas no combate ao mosquito Aedes Aegipty, vetor da dengue.

Aprovada na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), a legislação determina que a data seja comemorada no último sábado de novembro. Além disso, estabelece que as normas e orientações necessárias à aplicação da Lei sejam expedidas por atos do Poder Executivo.

A dengue, uma doença endêmica, apresenta maior incidência no período de outubro a maio, durante o verão, devido ao excesso de calor e ocorrências de chuva, propícios à reprodução do mosquito Aedes Aegipty.

Situação Atual e Casos Confirmados

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou em setembro de 2023 o Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa), que mede a presença do vetor em localidades pesquisadas. O estudo identificou que quatro municípios sergipanos apresentam índice elevado de infestação, 42 estão em situação de média infestação, e 29 apresentam baixo risco.

Japoatã (4,4), Nossa Senhora da Glória (5,9), Simão Dias (6,5) e Salgado (7,3) são os municípios com alto índice de infestação. Até setembro de 2023, foram confirmados 2.262 casos de dengue em Sergipe.

Panorama Nacional e Sintomas

Em todo o Brasil, a dengue registrou um aumento alarmante de 162,5% nos casos, totalizando 1,4 milhão de casos prováveis. Destes, 1.473 foram confirmados como casos graves. Os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça e no corpo, dor atrás dos olhos, fraqueza, falta de apetite, náuseas/vômitos, manchas pelo corpo e coceira. Sintomas mais graves envolvem dor abdominal intensa, tonturas, desmaios e sangramentos.

Cuidados e Prevenção

Especialistas alertam para a importância de procurar ajuda na Unidade de Saúde ao apresentar sintomas. Além disso, a população deve reforçar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito. Medidas simples, como evitar água parada em tanques, baldes e pneus, não acumular lixo nos quintais, tampar caixas d’água, preencher pratinhos de plantas com areia e realizar a manutenção em piscinas, são essenciais.

A reprodução do conteúdo é permitida mediante a divulgação integral do URL https://imprensa24h.com.br/como fonte. Não são permitidas abreviações ou variações. O não cumprimento desta diretriz poderá resultar em processos legais conforme previsto pela lei.

O Portal Imprensa 24h: Sua Fonte Essencial para Notícias de Aracaju e Sergipe

As Principais Notícias em Sergipe

Instagram

Facebook

Twitter