Pular para o conteúdo
Alese aprova projeto que autoriza abertura de crédito para pagamento do Piso Nacional da Enfermagem

Alese aprova projeto que autoriza abertura de crédito para pagamento do Piso Nacional da Enfermagem

Governo de Sergipe busca regularizar pagamento do piso nacional da enfermagem com projeto aprovado pela Assembleia Legislativa.

Na tarde desta terça-feira, 29, a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) votou favoravelmente, por maioria, ao Projeto de Lei N° 378/2023. Proposto pelo Poder Executivo, o projeto tem como objetivo viabilizar a abertura de crédito adicional no Orçamento Fiscal e da Seguridade Social do Estado de Sergipe para o ano de 2023. Essa medida busca permitir o pagamento do piso nacional da enfermagem, com base no repasse financeiro efetuado pela União Federal.

O deputado Cristiano Cavalcante, líder do Governo na Alese e representante do partido União Brasil, elucidou os detalhes da proposta, enfatizando a aplicabilidade do projeto através de abono. O parlamentar destacou a existência de uma cartilha do Governo Federal que estabelece as diretrizes para o pagamento do piso nacional da enfermagem. Esse piso é regulamentado por uma Lei Federal, onde a União é responsável por repassar os valores correspondentes aos estados e municípios.

Cristiano Cavalcante esclareceu que embora a legislação federal não especifique a carga horária para o pagamento do piso, o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu que o piso deve ser baseado nas 44 horas semanais de trabalho. Ele ressaltou que o projeto em questão foi elaborado para autorizar a utilização dos R$ 13 milhões repassados pela União ao Governo do Estado. Desse montante, o objetivo é contemplar 2.372 profissionais que já foram validados pelo Ministério da Saúde, retroativos ao mês de maio. O total de profissionais beneficiados é de 5.126.

Imprensa24h

Noticias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter