Foi aprovado na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) o projeto de Lei n° 52/2023. De autoria do deputado estadual Kaká Santos (União Brasil) a propositura prevê a celebração do Dia Estadual do Paradesporto, em Sergipe, comemorado anualmente, no dia 22 de setembro.
A data faz referência ao Dia Internacional do Paradesporto, instituído pelo Comitê Paraolímpico Internacional em 1989. No Dia Estadual poderão ser desenvolvidas ações esportivas, torneios e palestras sobre a importância, valorização e inclusão da pessoa com deficiência no esporte.
“O esporte é uma ferramenta poderosa para promover a inclusão social, além de ser fundamental para a saúde e bem-estar físico e mental. Com a lei, Sergipe reconhece a importância do esporte adaptado para a vida das pessoas com deficiência e estará incentivando a prática. A ação oportuniza o lazer e competição para atletas paraolímpicos”, justificou o deputado Kaká Santos.
Para o parlamentar, o Dia Estadual do Paradesporto pode estimular a criação de políticas públicas voltadas para o esporte adaptado, incluindo a construção de instalações esportivas acessíveis e a oferta de treinamento e apoio para atletas com deficiência.
“A realização de mais competições esportivas pode proporcionar benefícios econômicos para o estado, como aumento de turismo esportivo e realização de eventos podem atrair visitantes e gerar investimentos” ressaltou o deputado Kaká Santos.
A Lei foi aprovada em plenário na última quarta-feira (12).