Pular para o conteúdo
Alunos da rede estadual de Sergipe são acholidos no primeiro dia de aula

Alunos da rede estadual de Sergipe são acholidos no primeiro dia de aula

Mais de 145 mil alunos da rede estadual iniciam as aulas em 318 escolas estaduais

Um dia de acolhimento, reencontro e expectativa. Assim foi o primeiro dia de aula da rede pública estadual de ensino, que iniciou o ano letivo nesta quinta-feira, 23, em 318 escolas de Sergipe. O primeiro dia também foi marcado pela entrega do livro didático em algumas unidades de ensino e momentos de descontração.

No tradicional Centro de Excelência Atheneu Sergipense, os alunos foram recebidos pela banda marcial da escola, pelo grupo de Arte Educação da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) e por uma animada turma de alunos Jovens Protagonistas do Ensino Médio Integral. Os novos e veteranos alunos, muitos acompanhados pelos pais, não esconderam a emoção. “Era um sonho meu estudar aqui no Atheneu e não consegui realizar. Hoje trago meu filho no primeiro dia e estou realizando esse sonho juntamente com ele”, disse Juciele Andrade, acompanhada de Erik Daniel, aluno do 1º ano do ensino médio.

As boas-vindas aconteceram na quadra de esportes do Centro de Excelência, onde os alunos, pais e responsáveis foram recebidos pelo secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, acompanhado pelo superintendente da Educação, Edson Costa, e pela diretora de Educação de Aracaju, Gilvânia Guimarães. O diretor do Atheneu Sergipense, Daniel Lemos, fez a leitura da Carta de Boas-Vindas e entregou um Certificado de Honra ao Mérito à estudante Iasmim Nascimento Guimarães, representando os alunos que tiraram boas notas na Redação do Enem 2022.

Zezinho Sobral voltou a falar sobre o protagonismo dos estudantes ao receberem os novos alunos e disse que a escola pública está aberta para os 145 mil estudantes matriculados nas 318 escolas estaduais. Primeiramente visitando o Centro de Excelência Atheneu Sergipense, ele lembrou que o primeiro dia de aula, além de ser um momento de acolhida, é um dia de lembrar que as escolas são espaços de encontros e de construção do futuro de Sergipe. “Temos o governador mais jovem do país, Fábio Mitidieri, que acredita na educação pública como construtora do futuro dos jovens”, afirmou.

Representando os alunos, as Jovens Protagonistas Ayanne Coelho e Natália Rodrigues falaram sobre a acolhida aos veteranos para que eles continuem a história de sucesso do Centro de Excelência. Também falaram para os novatos, como o início de uma longa jornada, mas que esta seja progressiva. “A gente sai do Atheneu e o Atheneu não sai da gente”, afirmou Ayanne Coelho.

A ex-aluna e mãe de aluno Malu Barros sabe bem o que é essa frase. Emocionada por voltar à escola onde estudou todo o ensino médio, ela contou que estava acompanhada do filho mais velho, Vitor Matheus, e de Artur Matos, aluno do 1º ano. “Meu filho mais velho hoje é advogado. A expectativa é que aqui também esteja o futuro do meu outro filho. Estou muito feliz”, destacou.

Acolhida e compromisso
Zezinho Sobral e comitiva percorreram os laboratórios e salas do Centro de Excelência Atheneu Sergipense. Em seguida, foi até o Centro de Excelência Djenal Queiroz, no bairro São José, em Aracaju. Em uma das salas, os Jovens Protagonistas Júnior Santos, Inez Pitanga e Lindemberg Alves fizeram dinâmicas integrativas com os novos alunos e trabalharam os pilares da educação. Juntos, eles assinaram uma carta-compromisso construída coletivamente, contendo algumas diretrizes como empatia, respeito, tolerância, compaixão, justiça, harmonia, entre outras. O horário do lanche do Djenal Tavares foi marcado por música e entrega do livro didático.

No concorrido Colégio Estadual Tobias Barreto, os alunos monitores mostravam placas de boas-vindas na frente da escola e entregavam um bombom com frases motivacionais. Todos os alunos das turmas dos 1º anos do ensino médio receberam a camisa do fardamento no ato da confirmação de matrícula. O professor Júlio França, que faz parte do Conselho Escolar, explicou que o colegiado votou por entregar o fardamento aos primeiros anos e, na segunda etapa, todos da escola receberão mais uma camisa. “Os novatos receberam o fardamento com um saldo de 2022, e nos próximos dias, com a aquisição de mais fardamentos, todos receberão mais uma camisa”, explicou.

O secretário Zezinho Sobral disse que “essa distribuição é programada de acordo com cada escola e cada uma começa a distribuir no seu momento e na hora em que estiver preparada e finalizado o processo de compra. Os recursos estão em conta para os 318 diretores poderem bem executar o orçamento público juntamente com a Seduc. É uma gestão participativa e democrática”.

Na Escola Estadual 11 de Agosto, referência em educação inclusiva com 210 alunos com algum tipo de deficiência, o acolhimento foi feito com malabaristas, pernas de pau e muita diversão. “A escola pensou neste momento como forma de auxiliar os estudantes a lidarem com sentimentos e emoções de maneira mais livre. Destaca-se, nesse momento, como um dos pontos principais que a escola é feita por pessoas; sendo assim, a questão das emoções não pode ficar de fora”, explicou o diretor, Cledson Santos Inácio.

No Centro de Excelência Ofenísia Freire, os professores e funcionários também participaram de atividades de acolhimento no turno da manhã e de um almoço no turno da tarde. No Centro Estadual de Educação Profissional Agonalto Pacheco, em Neópolis, o frevo continuou nesta quinta-feira para receber os alunos. “Todas as escolas fizeram hoje o seu receptivo, trazendo seus alunos, cada uma utilizando seus talentos, a sua forma de receber, o seu carinho especial para o aluno. É isso que estamos vendo e uma participação efetiva dos professores, dos dirigentes da escola, toda a equipe”, destaca Zezinho Sobral.

Imprensa 24h

Noticias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter