A capital sergipana, Aracaju, encerrou o período de alerta devido às chuvas que persistiram nas últimas 48 horas, mantendo-se livre de ocorrências graves, conforme informou a Defesa Civil municipal. Mesmo com a intensidade fraca a moderada das precipitações, as equipes permaneceram em prontidão para atender possíveis chamados da população.
Monitoramento e Ações Preventivas
A Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), realiza um monitoramento sistemático da instabilidade climática na região. As medidas necessárias para a redução de riscos são adotadas em coordenação com outros órgãos da gestão municipal, por meio do Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura.
O coordenador da Defesa Civil, Robson Rabelo, destacou que, durante o período de alerta, os pluviômetros da capital registraram um acumulado de 30 milímetros de chuva. “As precipitações ocorreram de forma bem distribuída, com maior concentração na tarde da quinta-feira (21), sem registro de ocorrências graves. Nossas equipes prestaram atendimento às solicitações encaminhadas pelo número emergencial 199 e realizaram monitoramento em pontos estratégicos da cidade, de forma preventiva”, explicou Rabelo.
Atendimentos e Ocorrências Registradas
Desde a emissão do alerta na quarta-feira (20), foram atendidas nove ocorrências, relacionadas principalmente a risco de queda de árvores, risco de deslizamento e avaliação estrutural. A situação mais expressiva ocorreu no bairro Areia Branca, com a queda de uma árvore que atingiu um muro. Felizmente, não houve vítimas, e todas as providências foram tomadas para a avaliação estrutural e remoção dos materiais, em colaboração com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE).
Previsão e Encerramento do Alerta
Com base no monitoramento meteorológico, o tempo permanece nublado ao longo desta sexta-feira, 22, sem expectativa de renovação do alerta. “O tempo permanece nublado, porém, caso venham a ocorrer precipitações, deverão ser passageiras e com intensidade fraca. A partir de amanhã, a previsão é de que os dias sejam ensolarados, conforme as previsões atuais”, frisou o coordenador da Defesa Civil de Aracaju.
A reprodução do conteúdo é permitida mediante a divulgação integral do URL https://imprensa24h.com.br/ como fonte. Não são permitidas abreviações ou variações. O não cumprimento desta diretriz poderá resultar em processos legais conforme previsto pela lei.