Prefeitura de Aracaju retoma aulas para cerca de 32 mil alunos em 79 escolas municipais após um mês de férias
Aracaju, 11 de Agosto de 2023 – A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), está se preparando para dar início ao segundo semestre letivo de 2023 na próxima segunda-feira, 14. Após um mês de merecidas férias, aproximadamente 32 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino estarão retornando às 79 escolas da cidade.
Durante o período de férias, as unidades de ensino da cidade se empenharam em se preparar para receber os alunos da Educação Infantil (creche e pré-escola), do Ensino Fundamental (1° ao 9° ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). É importante ressaltar que as aulas destinadas ao público da EJA retornarão somente na quarta-feira, 16, devido à participação dos professores na Jornada Pedagógica da EJA, agendada para os dias 14 e 15.
Neste segundo ciclo do ano letivo, a atenção se volta para as avaliações que são referência na educação: o Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O Saese, de caráter estadual, analisa o nível de aprendizado dos alunos nas redes públicas estaduais e municipais de Sergipe, por meio de testes de proficiência. Enquanto isso, o Saeb é responsável pela avaliação nacional do ensino, permitindo um diagnóstico da educação brasileira e dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) conduz a avaliação do Saeb.
Ricardo Abreu, secretário da Educação, destaca a grande expectativa para este semestre. Ele menciona a retomada de atividades suspensas devido à pandemia, como os Jogos Escolares Municipais, bem como a realização da Semana da Pátria, incluindo o desfile cívico em parceria com a rede estadual no dia 7 de setembro. Abreu também ressalta a importância das avaliações Saeb e Saese, visto que elas são vitais para compreender e recompor as aprendizagens que foram afetadas durante o período pandêmico.
O gestor também expressa otimismo quanto à meta do Governo Federal relacionada à alfabetização dos estudantes. Ele antecipa que a rede pública municipal de ensino de Aracaju está trabalhando para superar essa meta em três anos, visando alfabetizar todas as crianças que concluírem o segundo ano do ensino fundamental até o fim deste ano letivo.