Pular para o conteúdo
Binho reforça importância da doação de sangue “Doar sangue é doar vida”

Binho reforça importância da doação de sangue “Doar sangue é doar vida”

Diariamente nos deparamos com notícias e pedidos de pessoas que precisam de doação de sangue. Em paralelo, ouvimos os pedidos do hemocentro para que doadores compareçam e abasteçam os estoques, que na maioria das vezes estão críticos. É preciso criar o hábito de doar. Segundo o Ministério da Saúde, menos de 2% da população brasileira é doadora de sangue. A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que um país deve ter entre 3% e 5% de sua população como doadora.

Com o objetivo de agradecer aos doadores pela ação nobre de doar e sensibilizar a população para a importância da doação, foi instituído o Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado no dia 25 de novembro. A data escolhida é estratégica, pois precede as festas de fim de anos e férias, o que faz com que nesse período as doações diminuam.

A doação de sangue é um procedimento rápido e seguro e não oferece riscos ao doador. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450ml de sangue, uma bolsa que pode salvar até quatro vidas.

“Doar sangue é doar vida, é um ato de amor ao próximo. Nós temos a possibilidade de ajudar a salvar vidas com um simples ato de solidariedade e empatia. Que possamos nos sensibilizarmos e criarmos o hábito da doação de sangue, pois nesses períodos que se aproximam, como festas de fim de ano e carnaval, as doações caem muito, e quem necessita de uma doação não pode esperar”, afirmou Binho.

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter