Pular para o conteúdo
Bolsa Família: Mais de 1,4 milhão de famílias perderão benefício em março

Bolsa Família: Mais de 1,4 milhão de famílias perderão benefício em março

O Bolsa Família, programa social do governo federal, passará por um pente-fino em março, e mais de 1,4 milhão de famílias deixarão de receber o benefício. O processo é resultado de uma atualização do Cadastro Único, que identificou famílias que não se enquadram no critério de renda do programa. Além disso, outras famílias serão incluídas no Bolsa Família em março, mas em menor quantidade.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), quase 1,5 milhão de famílias deixarão de ter direito ao Bolsa Família a partir de março, pois não se enquadram no critério de renda do programa. Entre essas famílias, 393 mil são unipessoais, e o restante foi identificado pelo pente-fino realizado pelo governo federal.

Wellington Dias, ministro do MDS, afirmou que o processo de atualização do Cadastro Único continuará em parceria com os municípios, com o objetivo de focar nas irregularidades mais previsíveis. A secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único, Letícia Bartholo, explicou que os cadastros que serão cancelados em março estão acima do critério de renda admitido pelo programa.

Além das exclusões, outras pessoas que não integravam o programa passarão a receber o Bolsa Família a partir de março. A estimativa do ministério é que sejam incluídas 694.245 famílias. A Região Sudeste terá o maior número de novas concessões este mês.

Calendário de pagamento:
A parcela de março do Bolsa Família começará a ser paga aos beneficiários no próximo dia 20, seguindo um cronograma baseado no Número de Identificação Social (NIS). Os adicionais que foram incorporados ao programa começarão a ser pagos somente em junho.

O Bolsa Família é um programa social importante que ajuda milhões de famílias em todo o país. No entanto, é importante que haja um controle rigoroso para garantir que o benefício chegue às pessoas que realmente necessitam dele. Com o pente-fino em março, o governo federal espera identificar e corrigir as irregularidades do programa.

Calendário Bolsa Família em março de 2023

NIS com final 1: pagamento dia 20 de março;
NIS com final 2: pagamento dia 21 de março;
NIS com final 3: pagamento dia 22 de março;
NIS com final 4: pagamento dia 23 de março;
NIS com final 5: pagamento dia 24 de março;
NIS com final 6: pagamento dia 27 de março;
NIS com final 7: pagamento dia 28 de março;
NIS com final 8: pagamento dia 29 de março;
NIS com final 9: pagamento dia 30 de março;
NIS com final 0: pagamento dia 31 de março.

Reprodução autorizada mediante a divulgação da Fonte: https://imprensa24h.com.br

Calendário Bolsa Família Março 2023

Imprensa 24h

Noticias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter