Pular para o conteúdo
Brasil registra recorde de transplantes de órgãos em 2023

Brasil registra recorde de transplantes de órgãos em 2023

Brasil registra recorde de transplantes de órgãos em 2023

O Brasil alcançou um marco significativo na área de transplantes de órgãos em 2023, registrando um total de 9.136 procedimentos realizados em todo o país. Segundo dados fornecidos pelo Ministério da Saúde, esse número representa o maior índice dos últimos dez anos, evidenciando um aumento de 18% em relação a 2014, quando foram realizados 7.700 transplantes.

De acordo com informações do ministério, essa média impressionante equivale a aproximadamente 25 cirurgias por dia, demonstrando o compromisso e a eficiência do sistema de saúde brasileiro no que diz respeito aos transplantes de órgãos.

Além do aumento no número de procedimentos realizados, houve também um crescimento significativo no número de doadores no país. No período de 2013 a 2022, a quantidade de pessoas dispostas a doar um órgão aumentou em impressionantes 37%, passando de 2.562 para 3.522.

O Sistema Nacional de Transplantes estabelece critérios rigorosos para a elegibilidade dos pacientes na fila de espera, levando em consideração aspectos como compatibilidade de grupo sanguíneo, peso, altura e gravidade do caso. No entanto, apesar do esforço em aumentar a oferta de órgãos, ainda há uma significativa fila de espera no Brasil.

Segundo informações do Ministério da Saúde, o tempo de espera para um transplante varia de acordo com a gravidade do caso, podendo variar de 30 dias a 90 dias para transplantes de coração. Em média, uma pessoa pode esperar de 10 a 31 meses para receber um órgão no país.

Esta semana, o apresentador Fausto Silva, conhecido como Faustão, passou por um transplante de rim em São Paulo. Este foi o segundo transplante realizado por Faustão nos últimos seis meses, após enfrentar um problema de insuficiência cardíaca e realizar um transplante de coração.

Apesar do recorde alcançado em 2023, ainda há um grande desafio pela frente. Atualmente, 42.141 pessoas aguardam por um transplante no Brasil, sendo que 92% delas estão na fila por um rim. Os estados com maior número de pessoas na fila são São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Bahia.

Os órgãos mais demandados em 2023 foram o rim, com 6.116 procedimentos, seguido pelo fígado, com 2.397 procedimentos, e o coração, com 423 procedimentos.

O Brasil possui um dos maiores sistemas públicos de transplantes do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. O sistema oferece assistência integral e gratuita, cobrindo desde exames preparatórios até medicamentos pós-transplante. A lista de transplantes é única e válida tanto para o Sistema Único de Saúde (SUS) quanto para a rede privada, levando em consideração critérios técnicos, ordem de chegada do paciente e situações de extrema gravidade.

A reprodução do conteúdo é permitida mediante a divulgação integral do URLhttps://imprensa24h.com.br/como fonte. Não são permitidas abreviações ou variações. O não cumprimento desta diretriz poderá resultar em processos legais conforme previsto pela lei.

O Portal Imprensa 24h: Sua Fonte Essencial para Notícias de Aracaju e Sergipe

As Principais Notícias em Sergipe

Instagram

Facebook

Twitter