Pular para o conteúdo
Câmara de Aracaju aprova remissão de débitos do IPTU

Câmara de Aracaju aprova remissão de débitos do IPTU

Parlamentares analisaram 22 proposituras, sendo 18 Projetos de Lei (PLs), três Projetos de Lei Complementar (PLC), duas Moções e dois Requerimentos

Na Sessão Ordinária desta quarta-feira, 8, da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), os parlamentares analisaram e aprovaram, em 1ª discussão, o Projeto de Lei 34/2023, de autoria do Poder Executivo, que concede remissão de débitos ao contribuinte do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e simplifica os procedimentos administrativos correspondentes. 

Outra matéria do Executivo, aprovada em 1ª discussão, foi o Projeto de Lei Complementar 4/2023, que altera o caput do art. 2º da lei complementar nº 176, de 28 de abril de 2022, que dispõe sobre a redução, por prazo determinado da alíquota do ISSQN incidente sobre os serviços de transporte público municipal. 

Também de autoria do Executivo, o Projeto de Lei 32/2023, que institui o programa de transferência de renda “Auxílio Municipal Especial (AME)”, voltou a ser analisado e aprovado em 2º discussão, por unanimidade, pelos parlamentares. Para o líder do prefeito no Legislativo aracajuano, vereador Professor Bittencourt (PDT), o auxílio municipal traz uma nova esperança para quem mais precisa. “São mais de 2.500 famílias que não tiveram acesso ao Bolsa Família e, agora, terão R$ 300 para complementar a renda e ter um valor para colocar comida na mesa”, assegurou.  

O vereador Vinicius Porto (PDT), parabenizou a Prefeitura de Aracaju e comemorou a aprovação do PL. “Famílias que não tiveram acesso ao Bolsa Família vão ter condições de receber esse valor destinado pela Prefeitura. Esse é um projeto social maravilhoso e muito significativo, porque possibilita dar mais qualidade de vida para essas pessoas”, disse.  

Os parlamentares também aprovaram, em 1ª discussão, o Projeto de Lei 36/2023, que altera a ementa, os artigos 3º, 4º e 7º, e o anexo i da lei nº 5.373, de 23 de março de 2021, que delimita e cria, no município de Aracaju, os bairros Robalo, São José dos Náufragos, Areia Branca, Gameleira, Matapuã e Mosqueiro, de autoria do Poder Executivo. 

Confira os outros PLs do Executivo aprovados, em 1ª discussão, pela CMA 

Projeto de Lei 36/2023, que altera a ementa, os artigos 3º, 4º e 7º, e o anexo i da lei nº 5.373, de 23 de março de 2021, que delimita e cria, no município de Aracaju, os bairros Robalo, São José dos Náufragos, Areia Branca, Gameleira, Matapuã e Mosqueiro, de autoria do Poder Executivo. 

Projeto de Lei 37/2023, que autoriza o poder executivo municipal a outorgar, mediante cessão de uso não onerosa, ao estado de Sergipe, a área localizada no parque infantil da escola municipal de ensino fundamental papa João Paulo II, para modernização, reforma e ampliação do centro educacional Vitória de Santa Maria, de autoria do poder executivo. 

Projeto de Lei Complementar 5/2023, que acrescenta o § 2º ao art. 121 da lei complementar nº 50, de 28 de dezembro de 2001, que dispõe sobre o regime próprio de previdência social de Aracaju, de autoria do poder executivo. 

Projeto de Lei 35/2023, que altera, acrescenta e revoga dispositivos da lei nº 5.223, de 5 de julho de 2019, que dispõe sobre a contratação de pessoal por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos do inciso IX do artigo 37 da Constituição Federal, de autoria do poder executivo. 

Projeto de Lei Complementar 2/2023, que dispõe sobre a gestão escolar das unidades de ensino de educação infantil e ensino fundamental em tempo integral na rede pública municipal de ensino de Aracaju e institui o regime de dedicação integral dos profissionais do magistério. 

Projeto de Lei 33/2023, que institui o programa provisório de custeio extra tarifário de gratuidades nos transportes coletivos urbanos a pessoa com deficiência e seu acompanhante. 

Imprensa 24h

Noticias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter