Pular para o conteúdo
Campanha educativa segue orientando pedestres e condutores nos corredores de ônibus em Aracaju

Campanha educativa segue orientando pedestres e condutores nos corredores de ônibus em Aracaju

Após aproximadamente 45 dias desde a implementação dos novos corredores de ônibus na cidade, nomeadamente Beira Mar, Augusto Franco, Centro/Jardins e Hermes Fontes, já se podem observar os resultados positivos da campanha educativa realizada pela Prefeitura de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). Isso se reflete tanto entre os motoristas, motociclistas, ciclistas quanto entre os pedestres, os quais têm demonstrado maior respeito pelas sinalizações de trânsito.

Na manhã desta quarta-feira, dia 27, equipes do Centro de Educação para o Trânsito (CET) da SMTT realizaram uma ação educativa no corredor Hermes Fontes. Durante a ação, eles auxiliaram os pedestres a atravessar com segurança, orientaram os motoristas a não pararem sobre as lombofaixas e distribuíram panfletos com informações e alertas sobre as penalidades que serão aplicadas a partir de outubro para quem desrespeitar as regras.

As novas normas de circulação nos corredores de ônibus de Aracaju foram implementadas em 11 de agosto. Desde então, a população vem se adaptando gradualmente a essas mudanças. Durante os primeiros 30 dias, a administração municipal teve a oportunidade de avaliar áreas que precisavam de melhorias e implementou alterações significativas para garantir o pleno funcionamento dos corredores. Para facilitar a adaptação, foi concedido um prazo mais longo, que se encerrará no próximo sábado, dia 30.

Heloísa Rezende, coordenadora de Educação para o Trânsito da SMTT, enfatiza: “Estamos envolvidos nesta campanha desde 11 de agosto, transmitindo uma mensagem crucial sobre o respeito à faixa de pedestre, orientando pedestres a atravessarem com segurança e motoristas a respeitarem as regras. No trânsito, os mais fortes devem cuidar dos mais frágeis. Portanto, nossa mensagem é educativa, e continuaremos nossas atividades a partir de 1º de outubro, quando as fiscalizações serão iniciadas e multas serão aplicadas aos que insistirem em desrespeitar a lei.”

De acordo com Heloísa, devido ao período de adaptação e à intensa campanha educativa, já é possível notar uma mudança de comportamento entre as pessoas. “De fato, observamos uma mudança de hábitos, e acreditamos que tudo correrá bem. Esperamos receber reconhecimento por termos uma via mais segura para pedestres e faixas exclusivas. Hoje, estamos aqui distribuindo panfletos e orientando os condutores. Também trouxemos a ‘mãozinha’ do pedestre, para ensiná-los a fazer o sinal de vida, que é crucial. Muitas pessoas param na faixa, mas não desejam atravessar. Se o pedestre faz o sinal de vida, está indicando que pretende atravessar com segurança. Portanto, os motoristas podem parar com tranquilidade”, explica Heloísa.

Os novos corredores de ônibus têm como objetivo priorizar o transporte coletivo, proporcionando maior agilidade. Com os ônibus circulando nas faixas exclusivas, a pontualidade nos horários de chegada e saída dos terminais de integração e dos pontos de ônibus localizados nos corredores de mobilidade tem sido melhorada. Heloísa acrescenta: “Tanto os motoristas de ônibus quanto os passageiros estão muito satisfeitos com a exclusividade, pois estão economizando tempo em seus deslocamentos, seja para o trabalho ou para casa.”

Os pedestres são um dos principais beneficiados com essas mudanças. Vinicius Barbosa, que utiliza o corredor Hermes Fontes, destaca os benefícios: “Agradeço à prefeitura por essa campanha, pois melhorou muito a vida dos pedestres. Além de mais rápido, não precisamos esperar tanto tempo para atravessar, e agora é mais seguro.”

Hermínia Rosa dos Santos, que mora em um condomínio na mesma avenida, ressalta a importância das lombofaixas para atravessar com segurança: “Minha vida melhorou, pois costumava ter muita dificuldade para atravessar essa avenida movimentada. Era uma luta ir ao supermercado. Agora, tudo melhorou, graças a Deus.”

Quando as fiscalizações forem iniciadas, os motoristas que forem flagrados transitando nas faixas exclusivas estarão sujeitos a uma multa de R$ 293,47 e terão sete pontos descontados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), considerada uma infração gravíssima.

Imprensa24h

Noticias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter