Pular para o conteúdo
Central de triagem de materiais recicláveis é inaugurada em Neópolis

Central de triagem de materiais recicláveis é inaugurada em Neópolis

Central de triagem de materiais recicláveis é inaugurada em Neópolis

Em uma cerimônia realizada nesta quarta-feira, 29, o Consórcio de Saneamento Básico do Baixo São Francisco Sergipano (CONBASF) inaugurou a Central de Triagem de Materiais Recicláveis, um espaço reformado em parceria com o Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT/SE), o Ministério Público de Sergipe (MPSE) e o Ministério Público Federal (MPF). O projeto conta ainda com o apoio de prefeituras da região e tem como objetivo acolher catadores cooperados de diversos municípios do Baixo São Francisco.

A Central desempenhará um papel fundamental na reciclagem, recebendo materiais descartados pela população. Os catadores realizarão a triagem, separando tipos distintos de materiais recicláveis, como papel, plástico, vidro e metal. Essa iniciativa visa contribuir significativamente para a redução da quantidade de resíduos destinados aos aterros sanitários, promovendo a sustentabilidade ambiental.

A Cooperativa Compartilhada de Catadores e Coletores de Recicláveis dos Municípios de Pacatuba, Ilha das Flores, Neópolis, Santana do São Francisco, Brejo Grande e Japoatã – COOPINS será responsável pela operacionalização da Central. O presidente do CONBASF, Flávio Dias, prefeito de Telha, enfatizou a importância da parceria entre o consórcio e os órgãos públicos, destacando que o espaço reformado trará dignidade aos cooperados da região de Neópolis.

“Esse espaço vai trazer dignidade aos cooperados da região de Neópolis. Fico muito feliz por poder, no dia de hoje, entregar aos cooperados esse espaço reformado, reforma que conta com a parceria do Ministério Público do Trabalho, parceria que vem dando bons frutos”, declarou o presidente, agradecendo também o apoio das prefeituras.

O procurador do MPT/SE, Emerson Albuquerque, ressaltou que o Ministério e o Consórcio têm objetivos em comum, como a preservação do meio ambiente, a vida útil dos aterros sanitários e a redução de gastos municipais com o envio de lixo. Recursos do MPT foram destinados não apenas para a reforma dos galpões da Central, mas também para a aquisição de maquinários e veículos para a operacionalização das cooperativas dos municípios integrantes do consórcio.

O evento contou com a presença de catadores e prefeitos da região do Baixo São Francisco, além de representantes do Ministério Público do Estado de Sergipe (MP/SE), da Administração Estadual do Meio Ambiente (ADEMA), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Recursos Hídricos (SEMAC), do Consórcio Público de Saneamento Básico da Grande Aracaju (CONSBAJU) e do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). A

A reprodução do conteúdo é permitida mediante a divulgação integral do URL https://imprensa24h.com.br/ como fonte. Não são permitidas abreviações ou variações. O não cumprimento desta diretriz poderá resultar em processos legais conforme previsto pela lei.

O Portal Imprensa 24h: Sua Fonte Essencial para Notícias de Aracaju Sergipe

As Principais Notícias em Sergipe

Instagram

Facebook

Twitter