Conhecido como biblioterapia, o método terapêutico permite aos pacientes se conectarem com as histórias e criar uma narrativa própria que pode trazer resultados na terapia
Ler é um exercício para o cérebro que estimula novas ligações neurais. Quando a leitura tem a função terapêutica é conhecida como biblioterapia, um método usado para proporcionar aos pacientes a identificação com as personagens ficcionais. Essa ferramenta é utilizada pela Clínica de Psicologia da Universidade Tiradentes (Unit) por meio do Projeto Trocando Histórias.
Com o objetivo incentivar a leitura associada à saúde mental, o Projeto estimula o relaxamento e o conhecimento, além da interação através dos livros, entre os pacientes. “O projeto também é uma forma de possibilitar a troca de livros para quem não tem recursos financeiros. O paciente vai à Clínica de Psicologia, e enquanto aguarda o atendimento, tem a companhia dos livros”, explica a assistente social da Clínica de Psicologia da Unit, Jacqueline Xavier.
O projeto, iniciado no segundo semestre de 2022, trouxe a iniciativa de usar a leitura como ferramenta terapêutica. Conhecida como biblioterapia, a modalidade é uma forma de contar histórias com o objetivo de mobilizar as atividades dos leitores na tentativa de fazer surgir as emoções e apaziguá-las, além de proporcionar a identificação com os personagens.
“A leitura é um portal para tantas histórias. Por isso, a primeira razão para este projeto foi buscar a integração dos usuários da Clínica de Psicologia da Unit com uma leitura leve e alegre, despertando curiosidades e conhecimentos. O projeto faz uma conexão com a promoção da saúde mental, já que possibilita ao público alvo o conhecimento, interação, reflexão e distração. Destacando que a leitura a leitura acalma, estimula o cérebro e desperta sonho, contribuindo assim, com o processo terapêutico”, destaca.
De acordo com Jacqueline, a previsão é que em média aconteçam 20 trocas de livros mensalmente. “Atualmente, esse é o quantitativo do acervo que temos disponível. Mas com a circulação dos pacientes esse número pode crescer”, explica.
Para a estudante do curso de Serviço Social, Samara Silva Santos, participar do Projeto tem sido uma experiência de expansão e aprendizado. “É uma experiência muito boa pois irá expandir os usuários da Clínica de Psicologia da Universidade Tiradentes a importância da leitura, e os benefícios em relação a saúde física e mental. Além de proporcionar aos estudantes a oportunidade de aplicar os conhecimentos na prática extensionista”, destaca.
“Na Clínica de Psicologia da Unit,os alunos têm como parte das atribuições, desenvolver projetos que tragam benefícios para a comunidade no geral. E o Projeto Trocando Histórias foi um desses. Temos muitas ideias que serão discutidas e desenvolvidas durante esse semestre que inicia. A nossa ideia original é trazer leveza através da leitura para os pacientes, acompanhantes, funcionários e quem mais se interessar pelo projeto”, ressalta.
Clínica de Psicologia da Unit
A Clínica de Psicologia da Unit realiza atendimentos psicológicos para a sociedade sergipana com tarifa social. O plantão psicológico acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e não é necessário agendamento prévio.
Para ter acesso ao atendimento na Clínica de Psicologia, o interessado pode comparecer presencialmente na Avenida Murilo Dantas, 54, bairro Farolândia, em Aracaju (SE), ou se preferir, entrar em contato pelo telefone 3218-2213.
Asscom Unit