Pular para o conteúdo
Comissão do Senado Federal aprova projeto que revoga saída temporária de presos

Comissão do Senado Federal aprova projeto que revoga saída temporária de presos

Comissão do Senado Federal aprova projeto que revoga saída temporária de presos

Na última terça-feira (6), a Comissão de Segurança Pública do Senado Federal aprovou um projeto que visa revogar o benefício da saída temporária de presos, popularmente conhecida como “saidinha de final de ano”. Esta medida, regulamentada pelo artigo 122 da Lei de Execuções Penais, é direcionada aos condenados em regime semiaberto que já tenham cumprido 1/4 de sua pena, com o intuito de promover a reintegração social durante feriados, cursos ou outras atividades.

O texto, que já havia sido aprovado pelos senadores e deputados em 2022, passou por alterações na Câmara dos Deputados, exigindo uma nova votação no Senado. Agora, será encaminhado para a análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, sem data definida para sua deliberação em plenário.

Além da revogação da saída temporária, o projeto propõe a realização de exame criminológico para a progressão de regime e a utilização de tornozeleira eletrônica em presos dos regimes aberto e semiaberto, ou em processo de progressão para esses regimes.

O relator da proposta, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), acolheu uma emenda apresentada pelo senador Sergio Moro (União Brasil-PR), que sugere a manutenção da saída temporária apenas para casos específicos, como cursos supletivos profissionalizantes ou de instrução do ensino médio ou superior.

A iniciativa tem gerado debates acalorados sobre os impactos dessa medida no sistema carcerário brasileiro e na segurança pública como um todo.