Para acolher e reforçar a promoção à saúde dos aracajuanos que vivem em situação de rua, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), desenvolve diversas estratégias a partir do Consultório na Rua, que, ao longo de 2022, realizou 3.548 atendimentos para essa população.
No ano passado, o projeto assegurou assistência multiprofissional a 2.403 pessoas do sexo masculino e 1.145 pessoas do sexo feminino, como explica a coordenadora do Consultório na Rua, Jayane Trindade.
“Diversas ações são desenvolvidas entre abrigos, ruas e outros locais, para que as equipes de enfermeiros, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, médico clínico e psicólogos possam acolher essa população. Esse é um trabalho importante de ampliação de acesso aos equipamentos da rede municipal de Aracaju, pautado no posicionamento ético-político da redução de danos e de um cuidado ampliado de saúde”, comenta.
Ainda de acordo com a coordenadora, entre os atendimentos, a faixa predominante é de pessoas dos 25 aos 49 anos e vários encaminhamentos foram realizados durante o ano de 2022, tanto para os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), serviços especializados, unidades básicas de saúde, urgências e atendimentos intersetoriais.
“Por meio desses atendimentos, as condições de saúde da população são identificadas e as equipes realizam o acolhimento inicial, a escuta qualificada, orientação em saúde e com possibilidade de encaminhamento para algum equipamento de saúde, além do acompanhamento em alguns casos, como pacientes com diabetes, hipertensão, gestantes e casos positivos para ISTs”, detalha a coordenadora.
Em 2022, as equipes realizaram diversos atendimentos, sendo 22 em pré-natal, 96 em diabetes, 75 em hipertensão, 15 em obesidade, 9 com necessidades de puericultura, 7 em puerpério, 662 atendimentos em reabilitação, 467 encaminhamentos para cuidados em saúde mental, 467 em situação de uso de álcool e 500 atendimentos para outras drogas.
Sobre positividade em doenças transmissíveis, o consultório na rua acompanhou 106 para ISTs, 1 para hanseníase e 220 para tuberculose. Além disso, foram realizados exames de rastreamento, sendo 1 para câncer de mama e 26 para câncer do colo do útero.
A Saúde de Aracaju também mantém ações para garantir a imunização das pessoas com estratégias de vacinação de campanha ou rotina.