Pular para o conteúdo
Deso garante distribuição de água tratada em toda a região metropolitana de Aracaju

Deso garante distribuição de água tratada em toda a região metropolitana de Aracaju

Deso garante distribuição de água tratada em toda a região metropolitana de Aracaju

Estações de tratamento da Deso garantem qualidade da água fornecida para a região, que chega a mais de 7 milhões de m³ por mês

O processo de captação e tratamento é complexo, mas a água chega à casa dos sergipanos pronta para consumo. É dessa forma que a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), por meio de seis Estações de Tratamento de Água (ETAs), cuida do abastecimento de água para a população.

Para a região metropolitana, que compreende as cidades Aracaju, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro, as estações Poxim, em Aracaju, Jatobá, na Barra dos Coqueiros, Cabrita, em São Cristóvão, e João Ednaldo, Oviedo Teixeira e Ibura, em Nossa Senhora do Socorro, produzem cerca de 7.830.000 metros cúbicos de água por mês.

Processos

De acordo com a Superintendência de Sistemas Metropolitanos de Água, os processos de tratamento – coagulação e floculação, decantação, filtração, Desinfecção e fluoretação – são fundamentais para uma entrega segura. Na primeira fase, as impurezas são agrupadas em flocos, por meio da ação de um coagulante, para que possam ser removidas na fase decantação, na qual esses flocos são sedimentados em tanques. Após isso, a água passa por filtros de areia, que removem as partículas que não foram decantadas. Em seguida, são adicionados agentes desinfetantes, como cloro e derivados, a fim de eliminar possíveis patógenos na água.

População

O processo é finalizado com a adição de flúor, que atua na prevenção de cáries dentárias. Na sequência, a água tratada é canalizada para a rede de distribuição que desloca a produção dos reservatórios da Companhia para as edificações e residências, de forma planejada e estratégica.

Para a dona de casa Janete da Silva, saber a procedência da água que chega à sua residência colabora com a saúde da família. “Sempre ouvimos falar das etapas que a água passa até chegar nas torneiras de casa. Precisamos conhecer os procedimentos que a Deso utiliza para cuidar da água que consumimos. Pelo que acompanho a Companhia segue os procedimentos exigidos e com isso atende de forma correta a população que depende do fornecimento”, disse.

O Portal Imprensa 24h: Sua Fonte Essencial para Notícias de Aracaju e Sergipe

As Principais Notícias em Sergipe

Instagram

Facebook

Twitter