O objetivo é garantir que todos os locais recebam quantidade suficiente para atender às demandas
Como forma de garantir a eficiência do sistema e evitar a concentração do abastecimento em trechos específicos, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) monitora continuamente os níveis de pressão e vazão das motobombas instaladas. A ação garante que os equipamentos mantenham o desempenho adequado ao seu dimensionamento. O principal objetivo é garantir que a água alcance todos os pontos com qualidade e que o sistema de rede funcione de maneira eficiente, mantendo pressão e vazões próximas ao ideal, proporcionando melhor experiência para os usuários.
As equipes técnicas da Companhia realizam verificações nos equipamentos para avaliar o desempenho operacional, de acordo com os cálculos previstos. Em seguida, o processo é levado a campo, onde se instala uma estação pitométrica, responsável por medir o diâmetro e a velocidade do fluxo de água em uma atração. A partir disso, são coletados dados de pressão e vazão em tempo real, elaborados por engenheiros ou projetistas presentes, comparando os valores calculados com as condições reais do sistema naquele momento.
O teste do sistema é essencial para analisar diretamente a pressão e verificar sua capacidade de superar as elevações previstas. Em caso de discrepâncias em relação ao projeto, avaliem-se fatores como aumento de demanda ou necessidade de maior pressão, desde a captação até o volume fornecido. Em áreas abastecidas por gravidade, o incremento na vazão depende de elementos como energia elétrica, cinética e potencial, garantindo melhorias na distribuição.
Em algumas regiões, o abastecimento de água ocorre sem a necessidade de motobombas, utilizando apenas a força da gravidade. No entanto, fatores como o crescimento populacional podem exigir a instalação dos equipamentos para melhorar a pressão e o volume distribuído. Nesses casos, são planejadas no sistema, gerando informações planejadas para identificar o modelo ideal de motobomba que atenderá às novas necessidades de operação.