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Deso segue diretrizes do Ministério da Saúde para assegurar água apropriada ao consumo humano

Deso segue diretrizes do Ministério da Saúde para assegurar água apropriada ao consumo humano

Deso segue diretrizes do Ministério da Saúde para assegurar água apropriada ao consumo humano

Setor de controle de qualidade da empresa realiza cerca de 3 mil análises mensais

Com o objetivo de garantir água em condições adequadas para a população sergipana, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) obedece às determinações dispostas na Portaria 888/2021, do Ministério da Saúde. O ato normativo, que estabelece os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade do recurso hídrico para consumo humano e seu padrão de potabilidade, é seguido de forma rigorosa pela empresa.

De acordo com a Gerência de Controle e Vigilância da Qualidade (GCVQ) da Deso, os laboratórios da Deso realizam cerca de 3 mil análises de amostras de água por mês. São 92 parâmetros físicos, químicos e biológicos fixados pela Portaria 888/2021. É feito o controle da água bruta, tratada e distribuída. Os resultados são enviados para todos os setores da Deso que operam os sistemas de abastecimento no estado.

Tudo isso é crucial para garantir o bem-estar, qualidade de vida e saúde dos clientes da Deso, quanto à água fornecida pela companhia. Esse trabalho tem o intuito de que o recurso hídrico não chegue em condições impróprias nas torneiras, com odor e sabor desagradáveis.

Controle
Além de realizar comunicação interna dos dados das testagens realizadas em seus laboratórios, a Deso envia relatórios contendo o resultado dos exames aos órgãos de vigilância sanitária estadual e municipal, que fiscalizam a qualidade da água ofertada. A água de todos os municípios sergipanos atendidos pela empresa são testadas e eles recebem as informações das análises em detalhes.

Para a feirante e dona de casa Maria do Carmo da Silva, é importante manter esse controle de qualidade. “A água é essencial na vida de todos, por isso, o trabalho que a Deso realiza deve ser cuidadoso e fornecer uma água bem tratada. Trabalho com frutas e verduras e sei como é essencial cuidarmos de tudo que ingerimos”, ressaltou.

Caso note alguma possível anormalidade na água recebida em casa, a população pode acionar a Deso através dos canais de atendimento e relatar o ocorrido, para que a empresa adote os procedimentos necessários. Estão disponíveis ao público os seguintes contatos telefônicos: 4020-0195 ou 0800 079 019. Também é possível entrar em contato com a empresa por meio da Agência Virtual e do WhatsApp (79 3142-3000).

Deso segue diretrizes do Ministério da Saúde para assegurar água apropriada ao consumo humano
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