Durante a sessão desta quinta-feira (01), na Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Breno Garibalde falou da importância do ato de adotar e pediu mais consciência das pessoas que insistem em abandonar animais.
“A gente precisa entender de uma vez por todas que animal não é brinquedo e abandono é crime. As minhas gatas, adotadas por mim e minha esposa, foram abandonadas muito novinhas e com certeza não estariam vivas se não tivéssemos adotado. É lamentável acompanhar tantos casos de abandono, que ocorrem diariamente em Aracaju”, pontuou.
Na oportunidade, o parlamentar destacou o lançamento do Programa Aju Animal, que ocorreu na última terça-feira (29), na sede da prefeitura municipal.
“É um programa muito importante, que eu realmente espero que ajude diversos animais, ONGs e demais protetores. Durante o lançamento, foi explicado que o Aju Animal estará dividido em quatro eixos: castração, saúde animal, abrigos temporários e apoio a adoção. Tudo isso em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, além da participação de clínicas veterinárias particulares. Então, eu estou bem animado para ver esse projeto funcionando”, afirmou Breno.
O vereador aproveitou para cobrar maior fiscalização e mais rigidez nos casos de abandono, bem como de maus tratos.
“A gente hoje tem a Delegacia Especializada de Proteção Animal e Meio Ambiente (DEPAMA), comandada pela competente delegada Georlize Teles, mas que sozinha não dá conta de tantos casos. É preciso instalar câmeras de monitoramento em pontos principais de abandono, a exemplo de Parque dos Cajueiros, incentivar campanhas educativas contra esse ato e também contra os maus tratos”, finalizou.