Pular para o conteúdo
Dia Estadual de Combate à Pandemia da Covid-19 é celebrado hoje em Sergipe

Dia Estadual de Combate à Pandemia da Covid-19 é celebrado hoje em Sergipe

Dia Estadual de Combate à Pandemia da Covid-19 é celebrado hoje em Sergipe

Nesta quinta-feira, o estado de Sergipe celebra o Dia Estadual de Combate à Pandemia da Covid-19, uma data marcante estabelecida pela Lei Estadual N⁰ 8946/2021, aprovada na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese). O objetivo dessa comemoração é manter viva na memória das futuras gerações o período pandêmico que impactou Sergipe e o mundo.

Marcos de 2021: Luta, Vacinação e Solidariedade

O ano de 2021 foi um marco significativo na luta contra a pandemia em Sergipe. Os deputados estaduais desempenharam um papel crucial ao participarem de reuniões com o Poder Executivo, buscando garantir os direitos dos sergipanos diante dos desafios impostos pela Covid-19.

No dia 18 de janeiro de 2021, as primeiras 48 mil doses de vacina contra a Covid-19 chegaram ao Aeroporto Santa Maria, em Aracaju. Um passo fundamental na batalha contra a doença, as vacinas foram prontamente encaminhadas à Secretaria de Estado da Saúde (SES) e, posteriormente, distribuídas aos municípios sergipanos.

Já no dia 19 de janeiro, a enfermeira Sônia Aparecida Damásio, que atuou na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho durante a pandemia, tornou-se a primeira sergipana a receber a dose do imunizante, simbolizando a esperança e o início da campanha de vacinação.

Legislação de Combate à Emergência

A declaração de emergência no Brasil foi respaldada pela Lei Federal Nº1.979/2020, regulamentada por decretos. Em Sergipe, o Decreto Estadual Nº 40.560, de 16 de maio de 2020, estabeleceu as medidas para enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente da disseminação do novo coronavírus.

Ações da Alese na Pandemia

Os representantes na Assembleia Legislativa de Sergipe desempenharam um papel ativo na mitigação dos impactos da pandemia. Projetos foram elaborados e aprovados, destacando-se a deliberação do Estado de Calamidade Pública nos municípios mais afetados e a liberação de emendas parlamentares.

Em um esforço conjunto, R$ 12 milhões foram destinados em emendas parlamentares para a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras, álcool em gel, protetores faciais e respiradores, demonstrando o compromisso em proteger a saúde dos sergipanos.

O Portal Imprensa 24h: Sua Fonte Essencial para Notícias de Aracaju e Sergipe

As Principais Notícias em Sergipe

Instagram

Facebook

Twitter