Pular para o conteúdo
Edvaldo apresenta a moradores projeto de infraestrutura da Zona de Expansão

Edvaldo apresenta a moradores projeto de infraestrutura da Zona de Expansão

O prefeito Edvaldo Nogueira apresentou para os moradores da Zona de Expansão, nesta segunda-feira, 26, o projeto de infraestrutura urbana que está sendo executado pela Prefeitura de Aracaju nos bairros Areia Branca, Mosqueiro, Matapuã, Gameleira, São José dos Náufragos e Robalo. Com investimento superior a R$ 165 milhões, viabilizado a partir do financiamento firmado entre o município e o Novo Banco do Desenvolvimento (NBD), as intervenções incluem a construção de um grande canal, com uma avenida de 7,6 quilômetros de extensão paralela, implantação da rede de drenagem, pavimentação asfáltica, além de esgotamento sanitário com a construção de uma Estação Elevatória de Tratamento. Na oportunidade, a população pôde sanar dúvidas a respeito do andamento do projeto, assim como compreender a finalidade da obra realizada na região.

“Foi um encontro muito importante e que demonstrou o nosso compromisso com os moradores da zona de Expansão. Ao apresentar o projeto para a comunidade, pudemos esclarecer dúvidas sobre a obra e mostrar que ela vai melhorar a vida das pessoas. Esse é um projeto completo, que vai garantir a despoluição do rio, hoje contaminado pela falta de saneamento, e que vai transformar toda a área com a execução da infraestrutura urbana dos bairros. Vamos também construir uma estação de tratamento de esgoto, com capacidade de suprir as necessidades locais ao longo de 40 anos, além de construir uma grande avenida, com mais de 7 quilômetros de extensão e três faixas de rolamento, melhorando sensivelmente a mobilidade. Ou seja, é uma obra que representa o futuro da nossa cidade e que vai transformar a região em um local para se viver com dignidade e sustentabilidade”, explicou Edvaldo.

Detalhamento
Durante a apresentação, o prefeito expôs para os moradores o projeto, a planta dos recursos hídricos da região e esclareceu sobre a situação atual das pessoas que vivem nos bairros. Edvaldo ressaltou também como a realização de estudos corroboram com a necessidade da intervenção urbanística na zona de Expansão e detalhou o Estudo de Impacto Ambiental da obra. Na reunião também foi apresentado o plano de compensação ambiental, que prevê o plantio de 6.547 espécies arbóreas na região.

“Essa obra vai transformar a área e trazer uma grande melhoria na condição de vida das pessoas que moram na localidade. Por isso, a Prefeitura está tomando todos os cuidados necessários no que diz respeito ao impacto ambiental da intervenção e tudo isso foi mostrado para os moradores. A obra estruturante vai possibilitar a ligação da rede de esgoto, que atualmente não existe no local, assim como criará um canal de drenagem para as águas pluviais, resolvendo os problemas de alagamentos da região. Todos os cuidados ambientais estão sendo adotados e não haverá prejuízo para a comunidade”, detalhou o secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, destacou a transformação que o projeto levará para esse local da cidade. “É uma obra que vai proporcionar uma verdadeira mudança nessa área, que precisa se desenvolver, mas esbarra em uma série de condicionantes ambientais, além de não contar com sistema de macrodrenagem. Quando pensamos na obra, a primeira questão levada em consideração foi a engenharia, pois precisávamos resolver um problema crônico de alagamento na região a partir do projeto. Mas só isso não bastava, uma vez que identificamos uma série de outras demandas que precisavam ser executadas juntamente com o foco central da obra, que era a criação do canal. Por isso, realizamos essa reunião, para que pudéssemos esclarecer para os moradores que, além da drenagem, também estamos preocupados com a questão ambiental e sociall”, salientou.

Mudança de vida
A cuidadora de 46 anos, Irismar Alves, mora no Mosqueiro há 23 anos e fez questão de participar da reunião. Ela elogiou o projeto e destacou sua expectativa para a conclusão da obra. “A situação aqui é bem difícil, por conta dos alagamentos. Agora, com o que o prefeito explicou na reunião, esperamos que, assim como outras obras executadas na cidade, que essa do canal mude as nossas vidas. Também esperamos que a obra continue depois da sua gestão porque ela será muito boa. É um trabalho que fará a diferença e que mudará a nossa realidade. Estou bastante confiante de que tudo vai se resolver”, disse, esperançosa.

Os jovens, que representam a futura geração da cidade, também marcaram presença no encontro, a exemplo da estudante Ana Júlia de Oliveira, de 16 anos. “Achei bem legal a apresentação do projeto, principalmente porque eu tinha muitas dúvidas sobre o canal que está sendo construído. Hoje em dia a nossa situação é muito ruim. No período de chuva, todo dia, minha rua fica alagada. A Prefeitura até mobilizou um grupo para criar canais que ajudassem a remover a água acumulada. Agora estou feliz, pois acredito que as coisas vão melhorar depois que esse projeto for concluído. Vamos ter um futuro com mais qualidade de vida”, afirmou.