O prefeito Edvaldo Nogueira entregou nesta quarta-feira, 7, a nova sede da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Monsenhor João Moreira Lima, no bairro Lamarão. Erguida com recursos do Tesouro Municipal, em um investimento superior a R$ 8,4 milhões, a unidade ocupa uma área de mais de 5 mil metros quadrados e é a maior escola desta modalidade da rede pública de Aracaju, no que diz respeito à estrutura física. Com a inauguração da nova sede, a Emei, que antes tinha capacidade para 97 alunos, passa a receber até 410 crianças matriculadas, ampliando o número de vagas para creche e pré-escola na região.
“É com muita alegria que entrego a nova Emei Monsenhor Moreira Lima para os moradores do Lamarão, atendendo a um anseio da comunidade. Essa é uma escola pela qual tenho grande carinho, que foi erguida quando fui vice-prefeito de Déda, mas que já não comportava o número de vagas necessárias para esta região. Então, a Prefeitura ergueu o novo prédio, com recursos próprios, e hoje nós inauguramos uma escola modelo, do jeito que a população merece. É uma escola ampla, com 14 salas de aula climatizadas, equipada com recursos tecnológicos, com lactário, áreas de lazer, espaços exclusivos para as mães amamentarem seus bebês, ou seja, uma escola completa e de altíssima qualidade”, destacou Edvaldo.
O prefeito enfatizou também os investimentos que foram realizados na Educação do município para qualificar o ensino ofertado na capital sergipana. “Estamos proporcionando a maior transformação na Educação na história dessa cidade. Hoje, as nossas escolas contam com lousas digitais, sistema de identificação facial, cada aluno do Ensino Fundamental e EJA estão recebendo um notebook e estamos realizando obras de construção e reconstrução de 14 escolas. A Emei Monsenhor é o maior exemplo disso. Ela tinha capacidade para receber 97 alunos e vai passar para 410. Com essa entrega e a da Etelvina, abrimos novas mil vagas para a Educação Infantil nessa região. A igualdade só pode ser alcançada através da educação e é justamente o que estamos proporcionando com esse novo modelo implementado na nossa rede”, ressaltou.
Padrão de qualidade
O novo prédio da Emei Monsenhor João Moreira Lima foi erguido em um terreno próximo de onde fica a antiga sede da escola. Além de, agora, oferecer um maior número de vagas, o novo espaço garante também melhores condições de trabalho para as equipes pedagógicas e um ambiente mais confortável para o aprendizado dos alunos. Secretário Municipal da Educação, Ricardo Abreu explicou que a nova unidade de ensino do município atende um novo padrão de qualidade, adotado pela gestão municipal.
“Eu, carinhosamente, apelidei essa escola de ‘Universidade da Escola Pública’, porque ela é a maior escola de educação infantil, pública ou privada, de Aracaju, no quesito estrutura. É uma unidade que nos orgulhamos de poder entregar neste dia histórico, que mudará a vida das crianças do Lamarão com um padrão de ensino de qualidade. A entrega dessa escola é uma das mais importantes já realizadas pela Prefeitura. Ela mantém uma forte relação de proximidade com a comunidade e foi construída dentro do novo padrão de escolas que trouxemos para o município. Saímos de uma Emei com capacidade para 97 crianças e elevamos para 410. É um equipamento público da gestão, voltado para a primeira infância, com um alto padrão de qualidade”, informou.
A obra contemplou a construção de 14 salas de aula; uma sala de recursos multifuncionais; sala de alimentação, lactário e fraldário; espaço multiuso e sala de professores; jardim, solário e horta; cozinha, refeitório, rouparia e lavanderia; além de parque infantil, contendo gangorra, balanços, escorregador, escadas de cilindro, amarelinha e gira-gira. A unidade ocupa uma área de mais de 5.600 metros quadrados.
“Essa obra tem um diferencial muito grande, porque nessa região não existe muito espaço para a realização de novas obras. E quando você olha para a escola pela fachada, não nota a magnitude que tem essa unidade de ensino. Tivemos que fazer um trabalho de engenharia de contenção de encostas, porque essa região é muito inclinada, e contamos com a colaboração de uma moradora, que doou parte de um terreno particular para que a gente pudesse fazer o serviço. É uma vitória pegar um espaço como o que era e hoje entregar para a comunidade uma escola tão bonita como a que vemos hoje”, detalhou o secretário de Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari.
Realização de um sonho
A construção da nova Emei Monsenhor João Moreira Lima era um sonho antigo dos moradores da zona Norte da cidade, como revel a diretora da unidade de ensino, Cynthia Camacho.
“A entrega dessa escola é um momento muito significativo para quem mora no Lamarão, sobretudo porque, agora, ela possui uma estrutura maravilhosa para o atendimento das crianças com idade para creche e pré-escola. É a realização de um sonho da comunidade e todos que fazem parte desta escola, que passa a contar com todas as particularidades que a Educação Infantil precisa. A gente, que trabalha na educação, entende o ambiente como um terceiro educador e ter essa escola toda climatizada, com parquinhos cobertos, áreas verdes para a gente e para as crianças, é a oportunidade que a gente precisava para visualizar o desenvolvimento. As crianças do Lamarão só têm a ganhar com essa estrutura que estamos recebendo hoje”, comemorou.
A dona de casa Bruna Lorena Santana, mãe do pequeno Luiz, de quatro anos, não conteve as lágrimas. Emocionada, ela contou que acompanhou de perto a construção da nova Emei, na esperança de um ensino melhor para o seu filho.
“Luiz estava muito ansioso para esse dia de hoje. Acordou todo animado. E eu estou muito feliz também, porque, em pouco tempo, estou tendo a oportunidade de dar ao meu filho algo melhor, algo que vai ser muito bom para o seu futuro. Este será o primeiro ano dele na escola, então será tudo novo para o meu Luiz. Achei a estrutura da escola perfeita. Me sinto satisfeita de saber que meu filho vai poder estudar todos os dias com segurança, tranquilidade e qualidade. Agradeço demais a Prefeitura por esse presente para todos os moradores do Lamarão”, celebrou.