A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realizou na manhã desta terça-feira, 20, o sorteio entre os 473 inscritos para comercializar bebidas e alimentos durante o Réveillon 2023. Foram concedidos pela Diretoria de Espaços Públicos (Direpa), 331 espaços de comércio na festa que acontece na praia da Cinelândia, na Orla da Atalaia.
Efetuada eletronicamente, a atividade definiu a ordem de ocupação dos pontos fixos, para diferentes segmentos, que contemplam a venda de diversos (70), bebidas em isopor (150), drinques/capeta (70), food truck (10), bares (6) e towner (25). Concluído o procedimento, a próxima etapa será a entrega dos crachás de identificação, conforme explicou o gestor da Direpa, Bira Rabelo.
“Os sorteados deverão comparecer na sede da diretoria, no Parque da Sementeira, de 26 a 30 de dezembro, das 8h às 12h e das 14h às 16h, para pegar a credencial e também apresentar a documentação exigida em edital para aqueles que irão manusear itens comestíveis, a exemplo do certificado válido do curso de Manipulação de Alimentos”, enfatizou.
Quanto a delimitação das áreas a serem ocupadas pelos ambulantes, Bira informou que “a marcação terá início na sexta-feira (30), e deverá ser concluída na manhã do sábado (31), quando haverá a liberação do local para disposição dos produtos”, acrescentou o diretor.
Participando pela primeira vez do evento, Michele Bispo foi uma das contempladas para a categoria diversos. Precavida, ela conta que se preparou para esse período festivo ainda no início deste mês, quando garantiu sua capacitação através da oficina promovida pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), que garante aos vendedores desse comércio sazonal a oportunidade de oferecer segurança à população.
“Trabalho em uma empresa privada e vejo nessa época do ano a oportunidade de obter uma renda extra. Por isso, corri para garantir meu certificado no curso realizado pela Fundat na esperança de poder vender durante o Réveillon. Fui contemplada na atividade de diversos e estou com boas expectativas, pois a programação também está muito boa”, frisou a comerciante.
A possibilidade de complementar a renda também agradou Júlia Costa. Trabalhando no ramo de festas há alguns anos, ela não escondeu a satisfação ao saber que ocuparia uma das vagas disponibilizadas para a venda de bebidas em isopor.
“Depois de dois anos, voltar a vender em um evento de grande porte como o Réveillon é uma felicidade. Estou bastante confiante porque esse tipo de mercadoria tem uma procura grande do público que vai assistir os shows”, disse Júlia.
“O retorno das festas depois desse tempo de pandemia está trazendo de volta o sentimento de alegria para quem trabalha no ramo. Por isso, só tenho que agradecer a Prefeitura por realizar o Réveillon que já é tradição em nossa cidade e atrai muitos turistas”, disse o vendedor de capeta/drinks Jonatas Souza.
Obrigatoriedade do certificado
A Emsurb faz um alerta quanto à necessidade de certificação para o comércio em espaços públicos da capital. “Desta forma, os sorteados que estão com o certificado vencido ou aqueles que não se capacitaram para manipular corretamente os alimentos, devem procurar a Fundat e fazer a inscrição na última oficina do ano que será realizada nos próximos dias”, reiterou o diretor Bira Rabelo.Instagram
Facebook
Twitter