Pular para o conteúdo
Energisa aprimora medidas de segurança para garantir celebrações juninas protegidas

Energisa aprimora medidas de segurança para garantir celebrações juninas protegidas

Forró Caju 2025

Apoiadora dos 30 dias do forró em Sergipe, a Energisa reuniu a imprensa, na tarde desta terça-feira, 30, para mostrar o contingente de aparatos disponíveis para manter a segurança da população durante o período junino. Com o Plano São João traçado, a empresa reforçou previamente a manutenção na rede elétrica, bem como pontuou cuidados em períodos chuvosos e em colisões com postes de energia.

Entre as ações para garantir a segurança do sergipano e do turista, a Energisa reafirmou, ao Governo de Sergipe, o fornecimento de energia elétrica nos dias do evento para toda a população. “Teremos um evento de grande importância, são 30 dias, para a sociedade e para a economia, […], por isso, temos a preocupação de permitir que a festa esteja segura e, ao final, todos possam curtir o São João”, admitiu o diretor-presidente, Roberto Carlos Currais, que ainda garantiu o envio a várias prefeituras de um ofício, para que a empresa garanta toda a segurança no País do Forró.

Durante os festejos juninos, a Energisa também disponibilizará uma logística diferenciada das equipes de campo — ao todo 35 equipes farão plantão — e o reforço de especialistas no Centro de Operação Integrado (COI), centralizado em Aracaju, para o atendimento nessas regiões. “Nosso atendimento é 24 horas por meio do COI e vamos reforçar o número de equipes para atender todas as necessidades durantes esses festejos”, afirmou o gerente de Construção e Manutenção da Distribuição da Energisa, Thyago Tanouss.

Presente no evento, a gerente de Planejamento e Gestão de Risco da Defesa Civil Estadual, Emanuela Cruz, destacou a importância do diálogo entre as frentes de segurança para que o trabalho possa fluir com celeridade e eficiência. “Essa parceria é de extrema importância, tanto na gestão de risco, quando se trabalha na prevenção de eventos, quanto na gestão de desastres, quando ocorre o evento propriamente dito. A Defesa Civil tem atuado nessa gestão do planejamento, fazendo a vistoria dessa estrutura metálica que está sendo instalada, além dos palcos e em relação a toda a segurança da população que estará no estado”, salientou.

Ao todo, segundo a empresa, foram investidos R$ 353.261,53 para garantir os festejos do Arraiá do Povo, Centro de Criatividade, Arrasta Pé do 18 do Forte e Gonzagão. Além disso, Sergipe também conta com uma substação móvel — a 18ª do grupo —, um verdadeiro maquinário avaliado em R$ 7,8 milhões, capaz de atender cidades inteiras como Itabaiana e Lagarto, enquanto há os procedimentos de recuperação em algum ponto. Outros veículos utilizados pela empresa serão o Power Scan, que diagnostica a saúde dos equipamentos de energia no estado, e o caminhão de lavagem de estruturas, para eliminar a salinidade das estruturas.

Colisões
De acordo com a Energisa, de janeiro a maio já foram registradas cem ocorrências de acidentes envolvendo postes, uma redução de 11% no número das ocorrências quando comparado ao mesmo período do ano passado. Aracaju lidera o ranking com 33 ocorrências, seguida da cidade de Itabaiana. Em Aracaju, os bairros com mais ocorrências são Augusto Franco, Jardins, Ponto Novo, Treze de Julho e Santa Maria.

Entre os riscos da colisão de um veículo em um poste é a possibilidade de cabos caírem nos arredores ou sobre o carro, por isso o condutor deve ficar atento ao sair do veículo para não sofrer um choque elétrico. “A mistura de bebida alcoólica com direção aumenta muito o risco de acidentes, incluindo as colisões com postes, mas outros fatores como sono, cansaço e excesso de velocidade também contribuem de forma decisiva para as ocorrências de acidentes desta natureza. Em casos de acidentes, o condutor deve acionar o Samu e a Energisa. Sempre que possível, o condutor deve ficar dentro do veículo para evitar choques elétricos. Quem for prestar socorro também deve ficar distante e acionar o socorro”, orienta o coordenador de Qualidade da Energisa, Fabiano Nascimento.

Adereços juninos
A Energisa também reforçou as orientações de segurança para quem vai decorar a frente da casa com bandeirinhas ou usar fogueiras. Se for decorar a frente da casa com bandeirinhas, a recomendação é colocar longe de postes. “Também é importante evitar amarrar fios, cabos ou enfeites em postes ou fiações elétricas e substituir os enfeites de metais por adereços de materiais isolantes, como borracha e silicone, por exemplo, para evitar que conduzam energia, em eventual contato com a rede”, explica Fabiano Nascimento.

Em relação aos fogos de artifício, a recomendação é manter distância de fios elétricos e evitar apontar na direção de postes e condutores de energia, para que não atinjam a rede elétrica e causem curtos-circuitos e faltas de energia na localidade.

Ao montar a fogueira deve-se observar a distância da rede elétrica, uma vez que o fogo ou o calor em excesso podem danificar cabos e estruturas, causando curtos-circuitos e interrupção de energia. Quanto aos balões, a recomendação da Energisa é que sejam evitados, afinal, além de crime, o seu uso pode causar grandes acidentes, principalmente se caírem dentro de subestações ou sobre redes elétricas.

Chuvas
As mudanças climáticas, cada vez mais frequentes em Sergipe, prometem persistir durante o mês de junho. Referente ao tema, a empresa que atende cerca de dois milhões de pessoas na maioria dos municípios também se preparou para garantir o restabelecimento da energia com segurança e eficiência em um tempo médio de quatro horas. “Fazemos o acompanhamento diário da previsão do tempo em todas as regiões. Além disso, no período que antecede as chuvas, são intensificadas inspeções e manutenções preventivas, reforço de equipes e simulados de situações emergenciais para, em caso de alguma ocorrência, ter o restabelecimento com menor tempo possível”, afirma o coordenador do Centro de Operação da Energisa, Aliston Barbosa.

Os gestores da área ainda enfatizam orientações de segurança para o período como retirar das tomadas os aparelhos eletrodomésticos e eletrônicos, evitar manusear aparelhos eletrônicos conectados à tomada, além de instalar dispositivos de proteção contra surtos (DPS) e verificar a saúde de disjuntores residuais.

Nas ruas, ao encontrar um cabo partido, a indicação fica por contactar a Energisa para fazer intervenções na rede elétrica, pois, além de receberem treinamento específico, os técnicos utilizam equipamentos de proteção adequados à atividade.

Confira outras orientações:
Em casa:

  • Em casos de raios, retire os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas;
  • Nunca utilize aparelho conectado à tomada durante temporais;
  • Os cabos telefônicos, cabos de TV por assinatura e fiação de antenas são capazes de conduzir a corrente elétrica dos raios até os aparelhos. Por isso, é aconselhável retirar os aparelhos eletrônicos (normalmente mais sensíveis) das conexões com rede de telefonia, TV a cabo e antena externa;
  • Sempre que puder, instale dispositivos de proteção contra surtos (DPS)
  • É importante que a rede elétrica da residência ou comércio possua sistema de aterramento, conforme norma vigente;
  • Não utilize chuveiro elétrico durante as chuvas.

Na rua:

  • Quando houver chuvas com trovões e raios, a orientação é nunca ficar em campo aberto e procurar abrigo imediatamente. Não se abrigue embaixo de árvores;
  • Se estiver dentro de um carro, feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios.
  • Ao encontrar um fio caído, não se aproxime e acione a Energisa imediatamente.
  • Não fique debaixo estruturas metálicas ou árvores durante temporais com raios;
  • Não realize serviços como instalação ou manutenção de antenas em locais onde o risco de exposição aos raios seja maior.

    Imprensa24h

    Noticias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter