Pular para o conteúdo
Entenda a diferença entre ECLIPSE SOLAR E LUNAR

Entenda a diferença entre ECLIPSE SOLAR E LUNAR

Entenda a diferença entre ECLIPSE SOLAR E LUNAR

Quando um planeta ou Lua atrapalha a luz do Sol, ocorre no céu o fenômeno que conhecemos como eclipse. Na Terra, é possível visualizar dois tipos de eclipse: solar e lunar.

Segundo informações do portal Time and Date, o eclipse parcial da Lua deste sábado poderá ser visto, pelo menos em parte, em diversas partes do mundo, incluindo a Europa, Ásia, Austrália, África, América do Norte, grande parte da América do Sul, Pacífico, Atlântico, Oceano Índico, Ártico e Antártica.

No Brasil, a maior parte do fenômeno será visível somente durante a fase penumbral, quando a Lua está coberta pela sombra mais clara da Terra, ainda iluminada pelo Sol. Isso significa que as mudanças na coloração do astro devem ser pouco perceptíveis a olho nu.

Alguns locais do leste do país, como parte leste de Minas Gerais, Bahia, Maranhão e Piauí, exceto a parte mais oeste, conseguirão ver o eclipse como parcial, com um trecho da Lua sendo coberto pela sombra mais escura da Terra.

Diferença entre Eclipse Solar e Lunar:

  • Um eclipse solar ocorre quando a Lua está posicionada entre o Sol e a Terra, impedindo que a luz atinja alguns pontos do nosso planeta. Eclipses solares parciais, em que a Lua não cobre completamente o Sol, ocorrem pelo menos duas vezes por ano em algum local da Terra.
  • Já os eclipses lunares são aqueles em que a Terra está entre o Sol e a Lua, com esta posicionada na sombra terrestre. Para isso acontecer, é necessário que a Lua esteja em sua fase Cheia. A sombra da Terra é dividida em duas regiões: a umbra, que não recebe nenhuma iluminação do Sol, e a penumbra, que é iluminada por uma porção de raios solares. Por conta disso, os eclipses lunares podem ser de três tipos:
    • Eclipse lunar penumbral: A Lua passa pela sombra mais clara da Terra, com pouca alteração de seu brilho a olho nu.
    • Eclipse lunar parcial: Parte da Lua alcança a umbra, que é a sombra terrestre mais escura.
    • Eclipse lunar total: Toda a Lua passa pela umbra, onde não há iluminação do Sol.

Reprodução autorizada mediante a divulgação da Fonte:https://imprensa24h.com.br

O Portal Imprensa 24h: Sua Fonte Essencial para Notícias de Aracaju e Sergipe

As Principais Notícias em Sergipe

Instagram

Facebook

Twitter