Pular para o conteúdo
Enxerga Sergipe restaura a visão e melhora a qualidade de vida de mais de 3.200 sergipanos

Enxerga Sergipe restaura a visão e melhora a qualidade de vida de mais de 3.200 sergipanos

A visão é um dos sentidos mais importantes do ser humano, responsável por cerca de 85% das informações processadas pelo cérebro. Infelizmente, milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com problemas visuais, a exemplo da catarata, uma das principais causas de cegueira global e que representa cerca de 51% dos casos no mundo, o equivalente a aproximadamente 20 milhões de pessoas, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). A catarata prejudica não apenas a qualidade de vida, mas, também, limita oportunidades de trabalho, educação e participação na sociedade. Em resposta a essa necessidade, o Governo de Sergipe implementou o Programa Enxerga Sergipe em 2023, uma iniciativa promovida por meio da Secretaria de Estado da Saúde(SES), voltada para fornecer acesso a cirurgias oftalmológicas essenciais.

Diante desse cenário, o programa  Enxerga Sergipe surge como esperança para os sergipanos, proporcionando acesso a cirurgias de catarata e pterígio, para usuários do SUS, a fim de reduzir o tempo de espera do paciente pelos procedimentos.

O casal Maria Campos Guedes, de 68 anos, e José Guedes, de 77 anos, residentes em Ribeirópolis, é um exemplo inspirador de beneficiários do programa. Para o casal, a catarata não é apenas uma condição médica, mas uma barreira que obscurece o mundo ao seu redor.

“Eu sinto uma constante ‘neblina nos olhos’, o que torna as tarefas cotidianas, como lavar louça e assistir televisão ou mexer no celular, um desafio”, queixou-se Maria. José, por sua vez, descreveu a sensação de incômodo como se fosse ‘uma névoa’ obscurecendo a visão, afetando a qualidade de vida e sua capacidade de desfrutar das coisas simples, como assistir televisão ou andar de moto.

Porém, a chegada do Enxerga Sergipe trouxe uma nova luz para o casal. Com acesso à cirurgia de catarata de forma gratuita, eles voltaram a ter esperança. “Estou aliviado por finalmente conseguir resolver esse problema”, disse José, antes da cirurgia. Já Maria expressou sua gratidão, enfatizando como o programa trouxe alívio e dignidade.

“Eu só tenho que agradecer ao governo por fazer essa cirurgia, vai sair tudo de graça. Eu fui muito bem-atendida em todo o processo. Se fosse para pagar particular, ia custar quase R$ 7 mil”, relatou.

Mutirão

A história do casal Maria e José Guedes serve como exemplo do impacto positivo que o programa tem feito na vida dos sergipanos. Os benefícios que vão além das estatísticas de cirurgias realizadas, representa a esperança e transformação para milhares de sergipanos que enfrentam desafios visuais.

O casal realizou procedimento cirúrgico de remoção da catarata, na sexta-feira, 22, em uma das unidades médicas conveniadas, no município de Itabaiana, agreste sergipano. Segundo a supervisora operacional da unidade médica, Maria Betânia de Oliveira, este é o terceiro mutirão realizado no espaço, por intermédio do Enxerga Sergipe.

“O programa representa uma oportunidade para a população, especialmente diante da alta demanda por procedimentos oftalmológicos”, disse a supervisora, ao destacar a importância da parceria com o Governo do Estado.

De acordo com ela, os mutirões realizados na clínica em 2023 beneficiaram cerca de 900 pacientes. Nessa nova convocação, a gerente revelou que foram atendidos pacientes de 23 municípios, sendo 14 municípios da região de Itabaiana e nove da região de Nossa Senhora da Glória.

Procedimento cirúrgico 

Para a cirurgia de catarata, basicamente, o procedimento consiste na retirada do cristalino afetado pela catarata e na sua substituição por uma lente artificial intraocular (LIO). Antes do processo cirúrgico, o paciente recebe anestesia local, que geralmente é aplicada por colírios.

O médico cirurgião oftalmologista Thiago Amorim explicou que o procedimento dura aproximadamente cinco minutos por paciente. Embora seja considerada uma cirurgia complexa, o procedimento é teoricamente simples para cirurgiões experientes.

“A cirurgia consiste na retirada da lente natural que nós temos, que, com o tempo, vai opacificando e a gente faz essa retirada, introduzindo a lente intraocular, promovendo assim um melhor cuidado e melhor qualidade de vida para o paciente, que geralmente tem dificuldade em enxergar, com a visão embaçada, turva, geralmente, as maiores queixas no consultório”, revelou o médico.

Em relação aos cuidados pós-operatórios, o médico enfatizou a importância de os pacientes evitarem abaixar a cabeça, dormir com o olho operado virado para cima, evitar contato com animais e manter as mãos limpas ao pingar os colírios prescritos. Ele destacou a importância da higienização adequada para prevenir infecções e complicações pós-cirúrgicas.

Enxerga Sergipe

Desde o lançamento do programa, em julho de 2023, foram realizadas, 3.246 cirurgias oftalmológicas, 223 delas em Itabaiana, esta semana, representando um grande avanço na saúde ocular dos sergipanos. O Enxerga Sergipe prevê que mais de seis mil cirurgias sejam realizadas, contando com o maior investimento da história para procedimentos de catarata e pterígio, com a disponibilização de recursos no total de R$ 4.685.576,96, numa parceria entre o governo estadual e os municípios de Nossa Senhora do Socorro, Estância, Itabaiana, Propriá e Lagarto, abrangendo diferentes regiões de saúde.

Para ter direito ao benefício, o paciente precisa ser diagnosticado com catarata por um médico oftalmologista, seja em consulta pública ou privada, e procurar a Secretaria da Saúde da cidade que reside, para que seja atendido nos municípios sedes das regiões de Saúde.

Foto: Igor Matias