Pular para o conteúdo
Escola estadual incorpora a prática de yoga na rotina escolar

Escola estadual incorpora a prática de yoga na rotina escolar

Na Escola Estadual Senador Leite Neto, situada no município de Lagarto, território Centro-Sul de Sergipe, a professora Márcia Fabiana Farias está acolhendo os estudantes em uma turma de yoga. O propósito da prática dessa modalidade no ambiente escolar acontece em função dos benefícios evidenciados no que diz respeito ao apoio socioemocional dos estudantes.

 

Segundo o diretor da unidade escolar, Fernando de Assis Silva, desde quando se verificou a situação comportamental dos estudantes pós-pandemia, a equipe diretiva e a professora Márcia Fabiana dialogaram com a finalidade de encontrar uma forma de ajudar no combate à ansiedade e à depressão. “Diante dessa situação que é nova para a escola, procuramos solucionar o problema nas técnicas da yoga, e a partir daí a professora Márcia vem desempenhando um trabalho incrível com esses estudantes. Ainda temos o atendimento especial para alunos autistas, pois, ao inseri-los nas atividades de yoga, percebe-se que ficam tranquilizados e relaxados durante as aulas. Portanto, é uma prática exitosa que pretendemos manter independentemente da não existência de casos de depressão e ansiedade dentro da escola”, disse.

 

O projeto Yoga na Escola consiste em identificar na unidade de ensino os alunos com comportamento antissocial, comportamentos violentos, síndrome do pânico ou ansiedade, déficit de atenção e aprendizagem ou com problemas relacionados aos exames escolares. Assim, a proposta é que as práticas sejam benéficas para os objetivos da aprendizagem: ouvir melhor, manter o foco e a atenção. Segundo Márcia, os exercícios de relaxamento, por meio da yoga, também levarão os estudantes a despertar a criatividade e os ajudarão a recuperar a confiança em si próprios, desencadeando a melhoria do rendimento escolar de cada um dos praticantes.

 

“Assim como em todas as escolas depois da pandemia, os estudantes estão tendo crises emocionais, e no Leite Neto não é diferente. O objetivo desse projeto é dar esse aporte para que a escola tenha condições de lidar com essa situação e auxiliar esses jovens que estão sofrendo. A melhoria acontece aos poucos, mas a primeira delas é eles saberem que tem alguém atento a essa necessidade e que a escola tenha esse suporte. Os relatos verbais deles é que depois da prática eles se sentem mais motivados para continuar seguindo em frente”, destacou a professora Márcia Fabiana.

 

A yoga tem origem na Índia há mais de cinco mil anos e é concebida como uma filosofia de vida relacionada às religiões budista e hinduísta. Diferente dos esportes como são conhecidos, nos quais um time perde e o outro ganha mais ou menos pontos, a yoga busca o entendimento dos fenômenos referentes ao corpo e à mente; trabalha as emoções; ajuda as pessoas a agirem de acordo com os próprios pensamentos e sentimentos; além de trazer um profundo relaxamento, concentração, tranquilidade mental, fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade.