Pular para o conteúdo
Escolas públicas estaduais são hegemonia nos primeiros lugares do Tiro com Arco nos Jogos da Primavera

Escolas públicas estaduais são hegemonia nos primeiros lugares do Tiro com Arco nos Jogos da Primavera

Centros de Excelência Armindo Guaraná, Ivo do Prado e Arício Fortes são destaques. Sergipe também já tem seus alunos representantes nos Jogos da Juventude 2023

 

A modalidade Tiro com Arco estreou na trigésima nona edição dos Jogos da Primavera com uma competição acirrada realizada nesta quarta-feira, 7, na Escola de Esporte Gerinaldo Garcia, em Aracaju. O pódio ficou com a escola pública estadual: em primeiro lugar o Centro de Excelência Armindo Guaraná (São Cristóvão); em segundo lugar, o Centro de Excelência Ivo do Prado (Aracaju) e em terceiro lugar, o Centro de Excelência Arício Fortes (Aracaju).

 

Os destaques individuais com medalhas de ouro foram conquistados pelos alunos Ellen Gabrielly dos Santos, do Ivo do Prado, e Eddie Harisson dos Santos Cardoso, do Arício Fortes. Com a conquista, os atletas garantiram afivelar as malas para estrear nos Jogos da Juventude 2023, que acontecerão no período de 1º a 16 de setembro, em Ribeirão Preto (SP). Ellen Gabrielly terá dupla participação nos Jogos da Juventude deste ano por ser classificada também em primeiro lugar na Ginástica Artística.

 

A equipe do Armindo Guaraná, pioneira no treinamento do Tiro com Arco na rede estadual de ensino, levou a melhor como campeã por equipe, participando com cinco alunas e quatro alunos. Guilherme Eduardo Fonseca Santana recebeu a prata no masculino, e as atletas Raquel Barbosa Severo e Jadini Diniz Fernandes Gomes ficaram com a prata e o bronze, respectivamente, no feminino.

 

Formando campeões

 

O projeto do Centro de Excelência Armindo Guaraná intitulado ‘Arqueando Campeões Olímpicos e Paraolímpicos’ foi iniciado há cerca de dois meses, com o objetivo de levar a modalidade esportiva Tiro com Arco nas categorias masculina e feminina, A e B, nas modalidades olímpica e paralímpica, aos alunos das escolas do estado de Sergipe, com o apoio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) e da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel).

 

O medalhista de prata Guilherme Duarte destaca que esse incentivo à prática esportiva pode revelar grandes atletas. Ele ressalta que pretende continuar participando no esporte.

 

O professor Anderson Melo de Almeida conta o motivo de implantar, já que o Tiro com Arco é novidade nas competições de Sergipe, mas já é uma realidade fora do Estado. “Eu vi a necessidade de levar esses alunos a um esporte que até então não se via praticar na escola pública do nosso estado. Já na primeira participação oficial a gente vem com bons resultados”, disse.

 

O professor Erick Leite, delegado técnico na modalidade, expressa o espírito esportivo na competição, destacando que o Tiro com Arco é uma modalidade esportiva e olímpica que exige concentração, desempenho e foco.

 

Jogos da Primavera

 

Em sua 39a. edição, os Jogos da Primavera chegam à fase final da competição, encerrando no sábado, 17 de junho, com cerimônia de encerramento e apagando a tocha olímpica. Os vencedores de cada modalidade ganham vaga para a disputa nacional, denominada Jogos da Juventude, que acontecerão em Ribeirão Preto.

 

Nesta edição, os Jogos da Primavera foram considerados os maiores em número de participantes de modalidade e ficarão na história como a retomada dos grandes eventos esportivos do Estado. São 10.673 estudantes atletas de 472 escolas sergipanas (públicas e privadas), superando o ano passado: 270 escolas participaram da competição, 125 das quais são da rede estadual.

Imprensa24h

Noticias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter