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Estudantes do Dom Juvêncio de Brito Recebem Bolsas para Desenvolver Balas Fitoterápicas contra Diabetes

Estudantes do Dom Juvêncio de Brito Recebem Bolsas para Desenvolver Balas Fitoterápicas contra Diabetes

Estudantes do Dom Juvêncio de Brito Recebem Bolsas para Desenvolver Balas Fitoterápicas contra Diabetes

No Centro de Excelência Dom Juvêncio de Brito, em Canindé do São Francisco, uma equipe de estudantes e sua professora estão revolucionando a pesquisa científica. Lucas da Macena de Jesus, Geovana Lima Silva, João Vitor Graça Barbosa e José Jonatas Lisboa Farias, sob a orientação da professora Marisa Gomes Nobre, foram agraciados com três bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para seu inovador projeto “Cheilantha do Sertão”.

O projeto, que conquistou bolsas na modalidade Iniciação Científica Júnior para os alunos do Ensino Médio e uma para a professora, busca desenvolver balas fitoterápicas com propriedades hipoglicemiantes, utilizando extratos da planta pata de vaca (Bauhinia cheilantha). Essas balas oferecem às pessoas com diabetes uma alternativa segura e saborosa para controlar os níveis de glicose no sangue.

A conquista das bolsas veio após a participação da equipe na II Feira territorial do alto sertão sergipano, promovida pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em dezembro de 2023. O projeto também marcou presença em outros eventos, como a Feira de Conhecimento e Arte (Feconart) e a Mostra Científica de Inovação e Tecnologia da Escola Epial.

Para a professora Marisa Gomes Nobre, as bolsas representam um apoio financeiro crucial para o desenvolvimento das pesquisas, além de valorizar o trabalho dos alunos e estimular novas investigações. Os alunos, por sua vez, expressam gratidão pelo reconhecimento e apoio da escola, que oferece recursos e incentivos para o desenvolvimento de projetos científicos.

Com as bolsas, a equipe planeja expandir suas pesquisas, explorando ainda mais o potencial fitoquímico da planta estudada e aprimorando os métodos de extração do princípio ativo para aperfeiçoar a receita das balas. O projeto não apenas promove a inovação científica, mas também inspira outros estudantes a explorar novos horizontes de conhecimento e pesquisa. A escola, segundo a professora Marisa, é um ambiente onde a pesquisa é incentivada em todas as etapas do aprendizado, criando uma cultura de descoberta e excelência entre os alunos.

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