Pular para o conteúdo
Fábio Mitidieri e Zezinho Sobral participam de Pacto pela Aprendizagem

Fábio Mitidieri e Zezinho Sobral participam de Pacto pela Aprendizagem

Com o foco em fortalecer a Educação Básica brasileira, a melhoria dos índices e a recuperação dos agravos acometidos durante a pandemia de COVID-19, o governador eleito Fábio Mitidieri e o vice Zezinho Sobral participaram em Brasília do “Pacto pela Aprendizagem”, evento organizado pela Unesco e pela ‘Todos pela Educação’ com a presença dos governadores eleitos, lideranças do novo governo federal e do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin.

A presidente-executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz, e a representante da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, anfitriãs do encontro, apresentaram subsídios técnicos para a formulação de políticas educacionais. As duas organizações querem estimular o fortalecimento de uma agenda comum de governadores para acelerar os resultados e enfrentar as desigualdades educacionais, ampliadas com a pandemia e, ao mesmo tempo, compartilhar boas experiências que estados e municípios vêm desenvolvendo país afora.

Na opinião do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, a iniciativa de reunir governadores eleitos com os membros do Todos pela Educação e a Unesco foi essencial para reforçar o compromisso do futuro governo na recuperação da aprendizagem e na melhoria dos índices. Para ele, a união entre estados, municípios, união e sociedade civil é essencial para dar novos passos na educação.

“Temos compromisso em firmar o laço colaborativo entre o governo federal e os estados para que possamos modernizar a educação e ofertar ensino de qualidade para crianças e jovens. Temos que ter um olhar exclusivo para a educação básica e a escola em tempo integral. Queremos dar as mãos para recuperar todo tempo perdido agravado pela pandemia para ter melhores resultados e vencer as desigualdades educacionais”, afirmou.

Para o governador eleito Fábio Mitidieri, fortalecer e modernizar a educação básica são propriedades  no futuro governo.

“Estaremos sempre atentos e disponíveis ao diálogo com o governo Federal para somar esforços para avançar na pauta da educação básica a partir de 2023. Sabemos dos problemas caudados pela pandemia, mas seguiremos firmes na recuperação da aprendizagem, melhoria dos indices, fortalecimento das ações e estratégias. Queremos e teremos um ensino de qualidade para crianças e jovens com olhar especial para a escola em tempo integral, a profissionalizante, merenda escolar e todos os aspectos que norteiam a educação”, sinalizou Fábio.

Entre as propostas do Plano de Governo de Fábio e de Zezinho estão propostas de reordenamento da rede de apoio aos municípios, elaboração de Plano Estadual de Educação Integral, ampliação de escolas na modalidade integral e diálogo permanente com a categoria.

Participaram do evento os governadores reeleitos Eduardo Leite (PSDB-RS), João Azevedo (PSB-PB), Fátima Bezerra (PT-RN), Ibaneis Rocha (MDB-DF), Mauro Mendes (União Brasil-MT), Ratinho Jr. (PSD-PR), Renato Casagrande (PSB-ES), Romeu Zema (Novo-MG), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) e Paulo Dantas (MDB-AL); e os governadores que vão assumir seus primeiros mandatos Clécio Luís (Solidariedade-AP), Eduardo Riedel (PSDBMS), Elmano de Freitas (PT-CE), Jerônimo Rodrigues (PT-BA), Rafael Fonteles (PT-PI) e Raquel Lyra (PSD-PE).

Fonte e foto assessoria