Pular para o conteúdo
Fórum Permanente do Audiovisual de Sergipe realiza reunião com nova gestão da Funcap e apresenta propostas para o edital da Lei Paulo Gustavo

Fórum Permanente do Audiovisual de Sergipe realiza reunião com nova gestão da Funcap e apresenta propostas para o edital da Lei Paulo Gustavo

Na última sexta, 27 de janeiro de 2023, o Fórum Permanente do Audiovisual de Sergipe (FPA) realizou a primeira reunião com a nova gestão da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) para iniciar o diálogo e apresentar propostas relacionadas ao edital da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n° 195, de 2022). Na ocasião, estiveram presentes como representantes do FPA Baruch Blumberg, Celiene Lima, Jéssika Lima e Lu Silva, que foram recebidos pelo representante da Funcap, Pascoal Maynard.
O objetivo do encontro foi discutir a proposta construída pelo Fórum para o desenvolvimento dos editais referentes à Lei Paulo Gustavo. Entre outras demandas, o documento propõe a criação de comissões de seleção dos projetos, critérios claros de avaliação, indutores para ampliação da diversidade, com porcentagem para gênero, raça e etnia e PcD, além da preocupação com a distribuição das obras realizadas.
Durante a reunião, também foi abordada a urgência de descentralização do investimento em cultura no estado que possibilite a distribuição de valores por todos os municípios, amplie o acesso à cultura no interior e fomente o desenvolvimento de profissionais em todas as regiões sergipanas.
Em avaliação, o FPA considera que o encontro foi positivo e o início de um diálogo que poderá possibilitar a construção de ações conjuntas. Em breve, outro encontro será agendado com a presença da presidenta da fundação, Amorosa, para finalizar a discussão sobre a proposta para o edital e apresentar as demais ações do Fórum Permanente do Audiovisual de Sergipe.

Sobre o FPA


Criado em 2010, o Fórum Permanente do Audiovisual de Sergipe (FPA) é uma organização social civil sem representação jurídica, formado por profissionais do cinema e audiovisual sergipano, que tem o objetivo de diagnosticar, monitorar, debater, planejar e propor projetos para a construção de políticas públicas voltadas para a cadeia produtiva do audiovisual no estado de Sergipe.
Após diversas configurações, a partir de 2017, o FPA passou a ser organizado oficialmente de maneira horizontal, sendo composto por 03 (três) comissões permanentes (planejamento, jurídica e comunicação) e quando necessário comissões especiais, que buscam por meio do diagnóstico participativo identificar as dificuldades do setor, traçar propostas de melhorias, apresentar planejamento e soluções para os problemas, além de acompanhar os investimentos públicos na cadeia produtiva do audiovisual. 

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter