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Fundat retoma serviço de Emissão de Carteiras de Identidade em Aracaju

Fundat retoma serviço de Emissão de Carteiras de Identidade em Aracaju

Fundat retoma serviço de Emissão de Carteiras de Identidade em Aracaju

Após um período de ajustes e atualização sistêmica, o serviço de emissão de Carteiras de Identidade voltará a ser oferecido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), a partir da próxima semana. A conclusão da instalação dos novos módulos de atendimento permitirá o reinício das operações.

Inicialmente, a prioridade será para os cidadãos que haviam agendado atendimentos no mês de novembro, quando os serviços foram suspensos. Em seguida, o sistema será novamente aberto ao público em geral.

A emissão das carteiras de identidade é realizada pela Fundat em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), por meio do Instituto de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga. Com a retomada dos atendimentos, os três polos de emissão serão reativados, visando uma maior agilidade no processo.

Após três meses de suspensão, o coordenador das carteiras de identidade da Fundat, Raoni Almeida, expressou sua satisfação com o retorno das atividades. “Estamos concluindo hoje o treinamento dos nossos servidores, que irão operar o novo kit de coleta biométrica disponibilizado pelo instituto de identificação. Este sistema é totalmente automatizado, o que garantirá rapidez e eficiência, auxiliando significativamente na agilidade e no atendimento ao público. Estávamos ansiosos por essa retomada e agora estamos na fase final de adaptação ao sistema e conclusão dos processos.”

O curso de capacitação para os servidores foi ministrado por Josenilde Alves dos Santos Neves, coordenadora dos postos metropolitanos do estado, que ressaltou a expectativa do instituto com a retomada gradual do serviço em todo o estado. “Estamos atualizando os servidores para garantir a reativação dos postos, sendo a Fundat um dos principais devido ao público que atende. Atualizamos o sistema e esperamos que o serviço seja retomado a partir da próxima semana, atendendo à demanda represada.”

Segundo a coordenadora, as equipes entrarão em contato com as pessoas que já efetuaram agendamentos e, posteriormente, novas vagas serão anunciadas para o público em geral. “Muitos desses cidadãos com agendamentos já foram atendidos, mas como ainda existem casos pendentes, daremos prioridade a eles. O sistema atual é totalmente automatizado e intuitivo, o que agilizará os atendimentos. Em breve, abriremos novas vagas.”

Como novidade, está prevista a inauguração de um novo polo de atendimento pela Fundat na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) do Bairro Porto Dantas.

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