O auditório do Palácio dos Despachos, sede do governo de Sergipe, estava lotado na manhã de 30 de maio, quando o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, tomou o microfone para anunciar parcerias com o governo local. Logo atrás dele, no espaço destinado às autoridades, o advogado Danilo Dias Sampaio Segundo ganhou lugar de destaque e ocupou uma das cadeiras ao lado das que estavam reservadas a parlamentares, ao governador, ao prefeito de Aracajú e ao próprio ministro.
Sem cargo público e recém-filiado ao PT, Danilo Segundo, como é conhecido, tem encontrado portas abertas no governo federal como namorado de Lurian Cordeiro Lula da Silva, filha mais velha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O advogado é pré-candidato a prefeito da pequena Barra dos Coqueiros, cidade sergipana com 41 mil habitantes, e tem usado o acesso a ministros e dirigentes de órgãos federais para turbinar sua pré-campanha. Procurados, Danilo Segundo e Lurian não quiseram se manifestar. O Ministério do Desenvolvimento Social também não respondeu sobre o motivo de o advogado ter ganhado espaço de destaque no evento.
Desde o início do ano, Danilo Segundo já foi recebido em Brasília por ao menos três ministros, Renan Filho (Transportes), André de Paula (Pesca) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), além de dirigentes da Petrobras, Caixa Econômica Federal, Ibama, INSS e Secretaria do Patrimônio da União (SPU) para discutir demandas locais. Também tem participado de eventos oficiais do governo federal em Sergipe, ocasião em que aproveita para gravar vídeos com integrantes da Esplanada e postar nas redes sociais. Nas publicações, anuncia obras e faz promessas que vão da construção de rodovias até a entrega de casas populares e escolas.
No dia 21 de julho, por exemplo, o advogado se encontrou com Macêdo e com o ministro da Educação, Camilo Santana, em um evento na capital sergipana que tratava da liberação de recursos do MEC.
— Fizemos agora uma reivindicação ao ministro Márcio Macêdo e ao ministro Camilo, da Educação, para levar uma extensão do Ifes (Instituto Federal de Educação) para a economia azul (relativa ao uso de recursos oceânicos) — disse, em vídeo em que aparece entre os chefes das duas pastas.
Ao seu lado, Camilo promete “levar a reivindicação ao ministério” e se compromete a “fazer estudos” para viabilizar o pedido do advogado. Questionado, o MEC confirma ter recebido a solicitação, mas nega que qualquer obra esteja prevista em Barra dos Coqueiros. A Secretaria-Geral da Presidência, procurada, não quis comentar. As pastas da Pesca e dos Transportes também não.
Duas semanas depois ao encontro em Aracaju, o genro de Lula foi às redes sociais afirmar que buscava, junto ao governo federal, a duplicação de uma rodovia que iria ligar o centro da cidade a uma ponte que, segundo ele, ajudou a viabilizar.
— Graças ao pedido da gente, dialogando com o governo federal, vai vir a nova ponte trazendo emprego, renda, turismo e estrutura para a nossa cidade. Se você olhar, ‘DaniloPTOficial’ (perfil no Instagram), a gente vem dialogando com os ministérios e dialogando com a República para fazer de Barra a cidade modelo do Nordeste, de Sergipe — diz ele.
Dias antes do vídeo com Camilo, em 6 de julho, Danilo Segundo já havia publicado uma foto ao lado de Flávio Dino, ministro da Justiça, na qual anuncia recursos para a Guarda Municipal de Barra dos Coqueiros. “Minha querida Barra dos Coqueiros acaba de ser contemplada com mais de R$ 1 milhão para capacitar, equipar, realizar concurso e projetos alinhados com o Ministério da Justiça”, escreve na legenda da imagem, que tem Lurian ao lado dos dois.
Por meio de nota, a pasta confirma que “o município de Barra dos Coqueiros está inscrito na chamada pública para apresentação de projetos municipais de estruturação das guardas municipais”. O Ministério da Justiça afirma ainda que “não há previsão para divulgação do resultado final do edital”.
Além do acesso aos ministros, Danilo Segundo tem gravado vídeos com aliados dentro do Palácio do Planalto. Em uma postagem do início de julho, o advogado prometeu levar políticos sergipanos à sede do governo pelo menos uma vez por mês. O primeiro a ser ciceroneado pelo advogado, no dia 13 de julho, foi um representante da juventude barracoqueirense e é pré-candidato a vereador da cidade.
Questionada sobre as publicações no interior do Planalto, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência afirma que “o governo não fiscaliza e nem cabe autorizar ou inspecionar o conteúdo de vídeos gravados por visitantes na sede do governo”.
Matéria completa no Jornal O Globo.