Foi sancionada a Lei nº 9331, de autoria do deputado estadual Cristiano Cavalcante (UB), que estabelece a Política Estadual de Diagnóstico e Tratamento dos Transtornos da Ansiedade e da Síndrome da Depressão em Sergipe. A medida, aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa do estado, tem como objetivo principal facilitar o diagnóstico desses transtornos, permitindo uma identificação precoce e o acompanhamento adequado por parte do poder público, sociedade civil organizada e entidades não governamentais.
Cristiano Cavalcante Destaca Importância da Nova Política
O deputado Cristiano Cavalcante, responsável pela proposta, destacou a relevância da iniciativa no enfrentamento das crescentes taxas de ansiedade e depressão que afetam a população local e mundial.
“Esse tema é extremamente necessário, pois a ansiedade e a depressão são doenças que atingem cada vez mais pessoas e as ações de prevenção precisam estar além de campanhas sazonais. É uma luta constante em Sergipe que, por meio dessa propositura e da sensibilidade do governador Fábio Mitidieri, exige políticas duradouras em todos os âmbitos”, explicou o deputado.
Diretrizes para Auxílio no Diagnóstico e Prevenção de Complicações
Cavalcante enfatizou que o projeto busca estabelecer diretrizes claras para auxiliar no diagnóstico precoce dessas doenças, visando evitar complicações decorrentes do desconhecimento sobre o tema. Ao mesmo tempo, a lei estabelece a necessidade de conscientizar pacientes e a sociedade sobre a importância do tratamento.
“É um passo importante para a consolidação de uma rede de cuidado com a saúde mental da população, voltado ao acompanhamento e ao suporte, auxiliando na identificação desse problema e no fortalecimento das ações desenvolvidas pelo Estado”, concluiu Cristiano Cavalcante.
A reprodução do conteúdo é permitida mediante a divulgação integral do URL https://imprensa24h.com.br/ como fonte. Não são permitidas abreviações ou variações. O não cumprimento desta diretriz poderá resultar em processos legais conforme previsto pela lei.